Com a proximidade do Dia de Finados, nesta quinta-feira, dia 2, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul já deu início às melhorias nos cemitérios Municipal e Guarda de Deus. Entre as ações já realizadas ou em execução pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos estão roçada, ajardinamento, lavagem de calçadas, pintura de meio-fio e plantio de flores. No feriado, haverá ainda equipes de plantão com caminhão para recolhimento dos resíduos e auxílio para a limpeza dos locais.
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o titular da pasta, Luís Ruas, salientou que os trabalhos começaram ainda na semana passada para garantir que tudo esteja pronto na data. “Já temos uma equipe fixa no Cemitério Municipal que é responsável pela manutenção durante o ano, mas quando se aproxima o Dia de Finados tudo se intensifica.” Segundo ele, as chuvas recorrentes estão dificultando o andamento, sobretudo as pinturas e o plantio das flores.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz firma contrato com BRDE para modernizar iluminação pública
Publicidade
Ruas pediu a colaboração da população para manter o ambiente limpo e organizado. Além das lixeiras fixas, haverá outras colocadas especialmente para o feriado, dia em que o local recebe o maior número de visitantes. “Se todas as pessoas colaborarem com a nossa equipe, certamente teremos um cemitério que continuará limpo e organizado.”
A Gazeta do Sul esteve no Cemitério Municipal na tarde de dessa segunda e verificou que muitas pessoas anteciparam a limpeza dos túmulos, em função do dia de tempo firme e calor. O local está limpo e organizado, com identificação de setores, fileiras e túmulos para facilitar a localização. Além disso, há lixeiras em diversos pontos e também torneiras com oferta de água para auxiliar na higienização dos túmulos, lápides e gavetas.
Ao perceber a presença da reportagem, uma mulher que preferiu não se identificar aproveitou para pedir mais atenção por parte da Prefeitura. “Continuamos sofrendo com furtos e depredações, olha a situação do mausoléu da família Henning. Hoje só serve para desocupados fazerem as necessidades.” Ela destacou ainda os problemas no muro na parte que dá para a Rua São José. “São muitas promessas e os carnês são pagos todo mês, mas só vemos melhora quando o Dia de Finados se aproxima.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Drive-thru de coleta de recicláveis reforça a conscientização sobre o lixo
Floriculturas estão com boas expectativas
Além de levar milhares de pessoas aos cemitérios de Santa Cruz, o Dia de Finados movimenta as floriculturas do município. Proprietárias de uma loja em frente ao Cemitério Municipal, na Avenida Independência, as irmãs Marlete e Ana Cristina Fritzen estão otimistas pelo resultado. “Estávamos esperando vendas menores que as do ano passado em função das chuvas e de tudo o que aconteceu, mas até agora isso não se confirmou e está muito bom”, afirma Marlete.
Elas explicam que nas semanas anteriores a procura mais expressiva é pelas flores artificiais, que estão em alta, enquanto a demanda por flores naturais é maior no feriado. “Fizemos um estoque muito grande mas, mesmo assim, alguns tipos já estão faltando porque os clientes vieram com antecedência”, diz Ana Cristina. Segundo ela, o clima adverso não provocou queda na qualidade das plantas naturais, tendo em vista que os fornecedores são variados e a produção é feita em diversos locais do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Previsão do tempo: primeira semana de novembro será chuvosa em Santa Cruz
Ao comentar sobre a expectativa, Marlete acredita em uma alta de 20% a 30% nas vendas na comparação com 2022. “É somente uma estimativa, mas já percebemos isso ao longo de outubro, que é quando a procura se intensifica.” Ela observa que durante o mês as famílias já iniciam a limpeza dos túmulos e, assim, buscam substituir as flores. “Tem gente que compra as unidades separadas e monta o arranjo, enquanto outros preferem adquirir os que temos prontos aqui. Os públicos são variados.”
Outro ponto abordado pelas duas irmãs diz respeito à impressão de que o Dia de Finados está perdendo a importância com o passar dos anos. “Nós ouvimos falar muito isso, de que não é mais como antigamente, mas no que diz respeito à venda de flores não percebemos mudanças. É uma tradição muito forte”, frisa Ana Cristina. O estabelecimento funciona no mesmo local há mais de 40 anos.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade