Com o objetivo de buscar soluções para reduzir a quantidade de lixo descartado em Santa Cruz do Sul, um evento na manhã dessa terça-feira, 24, na Câmara de Vereadores reuniu autoridades e especialistas no assunto. Eles apresentaram informações sobre formas corretas de destinação de resíduos para líderes de bairros, agentes comunitários de saúde, diretores e supervisores de escolas e público engajado na causa. Organizado pela Prefeitura, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) e empresa meuResíduo, o evento integrou a programação da 5ª Semana do Lixo Zero, que segue até sexta-feira.
LEIA MAIS: Workshop destaca importância da separação correta de resíduos dentro e fora de casa
O secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, César Cechinato, informou que o Workshop de Conscientização Ambiental: Panorama Municipal e Projetos/Ações sobre a Coleta Seletiva alcançou o objetivo de impactar líderes sociais capazes de atuar como multiplicadoras das informações para a sociedade santa-cruzense. “Temos muito a nos orgulhar, mas também muito a evoluir enquanto poder público e sociedade, pois somos todos consumidores e responsáveis pela geração de resíduos e, consequentemente, seu destino final”, disse Cechinato. Ele observou que o lixo é um dos grandes problemas mundiais urbanos, uma vez que – quando descartado sem tratamento – pode contaminar o meio ambiente, causar inundações e proliferar doenças.
Publicidade
Ampliação da coleta
A prefeita Helena Hermany destacou a ampliação dos serviços de coleta seletiva, que, a partir desta semana, passam a atender todas as localidades do município, inclusive a zona rural. “Agora não tem mais razão para dizer que o lixo vai todo para o mesmo lugar, porque nós temos coleta seletiva em todos os bairros e também no interior.” Ela pediu aos participantes que auxiliem a Prefeitura a engajar a população para uma mudança de hábitos. “Estamos investindo muito em campanhas de conscientização para fazer com que as pessoas entendam o quanto é importante a separação correta, que começa dentro das nossas casas”, frisou.
Helena ainda agradeceu o apoio da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) e demais entidades que contribuem com a causa. Participaram do evento o vice-prefeito e secretário da Saúde, Elstor Desbessell, e o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Ruas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!