A comunidade de Pantano Grande lotou a Rua Getúlio Vargas, no Bairro Virgínia, para acompanhar a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sonho de Criança na noite de sábado, 21. Brinquedos infláveis entretiveram as crianças, enquanto os pais aguardavam pela abertura dos portões da instituição. Tal movimentação é justificável: com a instalação da creche, o Município vai zerar a lista de espera para a Educação Infantil. A unidade já conta com 115 matriculados e funcionará em tempo integral, das 6h30 às 18h30.
A escola começa a receber as crianças nesta segunda-feira, 23, mesmo dia da inauguração do ateliê da Calçados Beira Rio no município, que vai gerar 250 empregos diretos. “São 115 famílias que terão a tranquilidade de entregar os seus maiores tesouros a uma estrutura preparada e, principalmente, com uma equipe muito capacitada”, afirmou o secretário municipal de Educação, Ananias Matos de Freitas.
LEIA TAMBÉM: Duplicação da BR-290 gera empregos em Pantano Grande
Publicidade
Após a cerimônia, que contou com apresentação da orquestra municipal, a comunidade pôde conhecer a infraestrutura, que conta com sala de amamentação, lactário e sala multiuso com televisores e jogos. As crianças serão atendidas por 35 profissionais, incluindo professores e auxiliares da Educação Infantil.
Participaram do ato o prefeito de Pantano Grande, Alcides Emilio Paganotto; o vice Paulo Fernando Pires Júnior; o presidente do Legislativo, vereador Thomas Raabe Meglin; o secretário de Comunicação Institucional do governo federal, Emanuel Hassen de Jesus; o deputado estadual Edivilson Brum (MDB) e o diretor-geral da Associação de Desenvolvimento de Projetos Educacionais, Culturais e Sociais, Leandro Lamezon.
“São poucos os municípios que têm a honra e o orgulho de poder dizer que vão zerar a necessidade de vaga em creches”, afirmou o secretário Emanuel Hassen de Jesus, que, junto de outros líderes políticos, auxiliou na mobilização para encerrar a obra.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Matrículas para cursos técnicos da Unisc em Pantano Grande estão abertas
Uma década de espera pela finalização da obra
Com um orçamento próximo a R$ 3 milhões, a Emei Sonho de Criança foi subsidiada com recursos federais do Programa Proinfância, do Ministério da Educação.
Tudo começou há uma década, em novembro de 2013. O vice-prefeito Paulo Fernando Pires, na época vereador, voltou de Brasília com o projeto para construção da escola. As obras iniciaram-se meses depois, em 2014, mas foram paralisadas no mesmo ano, após problemas entre a empresa ganhadora da licitação e o governo federal.
Publicidade
A retomada ocorreu quatro anos depois, em 2018, após novo contrato com uma nova empresa licitadora. Inicialmente, foram realizadas melhorias no terreno para então reiniciar a construção.
LEIA TAMBÉM: Pantano Grande quer a municipalização de trechos da RSC–471
Outro desafio enfrentado pelo Município foi a falta de repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Para finalizar as obras, a atual gestão municipal – que recebeu verba somente em março deste ano – foi autorizada pelo governo federal a aportar recursos próprios em fevereiro de 2022.
Publicidade
“Peço perdão a todos os pais que esperaram até hoje. Aos futuros pais, os que vão usufruir da creche, ela é de vocês, é do povo”, afirmou o prefeito em discurso. “Não estamos fazendo favor, estamos cumprindo com a obrigação de ser prefeito e vice, que zelam pela honradez e para que as coisas aconteçam.”
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade