Durante a cerimônia de encerramento da 38ª Oktoberfest, ocorrida na noite desse domingo, 22, no Pavilhão Central, a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) divulgou as primeiras informações da próxima edição. O tema será Celebrando a imigração alemã, visto que em 2024 será comemorado o bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Já consolidado, o formato em três fins de semana também está mantido e com datas marcadas. A 39ª Oktoberfest será realizada de 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro do próximo ano.
O evento, tradicionalmente marcado por discursos emocionados e agradecimentos, não foi diferente desta vez. O presidente desta edição, João Valdemar Goerck, fez as saudações iniciais e salientou que foram 13 dias de muita música, dança, integração, cultura e, sobretudo, alegria. “Tudo o que planejamos foi executado com excelência por uma equipe incansável de voluntários, profissionais contratados e parceiros.” Reforçou ainda os investimentos em melhorias tanto de infraestrutura como tecnológicas para oferecer aos visitantes uma melhor experiência.
LEIA MAIS: Oktoberfest de 2024 já tem datas confirmadas e tema definido; confira
Publicidade
Na sequência falou o presidente da Assemp, Ricardo Bartz. Ele agradeceu aos patrocinadores e apoiadores que tornam possível a Oktoberfest por meio do aporte de recursos, e ao Município pelas obras realizadas no parque, como o asfaltamento de novas áreas, iluminação, reforma dos banheiros e, principalmente, a entrega do Centro de Eventos. “A nossa preocupação não deve ser fazer uma festa maior e melhor a cada ano, isso desprestigia quem veio antes de nós. Devemos tentar fazer sim uma festa única, para que cada visitante saia daqui com uma experiência única”, afirmou.
Bartz pediu desculpas a todos os integrantes da comissão executiva por alguma situação eventual e destacou a atuação do vice-presidente da edição, o delegado Luciano Menezes. “Muitas vezes me colocou na linha e me trouxe de volta para os trilhos, conseguiu me fazer ser mais efetivo. Obrigado pela parceria!” Muito emocionado, Menezes não conteve as lágrimas e foi muito aplaudido pela plateia.
Representando o Município, o vice-prefeito Elstor Desbessell foi o último a discursar e enfatizou os avanços que o maior evento de Santa Cruz conquista a cada ano. “Neste ano foi o Oktober Karte, que lá no início gerou muita desconfiança e nós mostramos que é possível dar certo.” Como já havia feito em outras oportunidades, Desbessell reforçou a importância do trabalho da imprensa para a divulgação e cobertura da festa. “Vocês são os embaixadores da festa. Esse trabalho todo da comissão executiva não teria valor se não fosse a atuação de vocês para levar à comunidade.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: FOTOS: 38ª Oktoberfest encerra com parque lotado
A emoção da despedida das soberanas
Em uma noite de grandes emoções, a maior delas foi a despedida do trio de soberanas, composto pela rainha Camila Eduarda Schaefer e as princesas Marília Fischer e Daniela Schoeninger. Com as vozes embargadas, as três discursaram e falaram sobre toda a dedicação que deixaram na 38ª Oktoberfest não somente durante a festa, mas também ao longo dos últimos meses, com a divulgação em outros municípios e participações em diversos outros eventos.
As três meninas salientaram a forte amizade que se criou entre elas, o apoio mútuo e também o auxílio de toda a comissão executiva para que a extensa agenda fosse cumprida da melhor forma possível. Fizeram ainda um agradecimento especial ao cabeleireiro Rogério Santos e à maquiadora Paula Luz, responsáveis por toda a produção diária do trio para encarar a rotina de apresentações. “Por muitas vezes foram ombro para chorar e para rir, sempre preocupados com o nosso bem-estar. Isso não tem preço”, disse a rainha Camila Schaefer.
Publicidade
Os números finais da festa, como público total, consumo de alimentos e bebidas dentro do parque e outras informações oficiais, ainda estão sendo apurados pela Assemp e serão divulgados ao longo dos próximos dias.
Publicidade