A partir das 10h30 da manhã deste domingo, 22, a Banda Munich vai cruzar a esquina da Marechal Floriano com a Rua Ramiro Barcelos, no Centro de Santa Cruz do Sul. Em caminhada, tocando o som típico germânico, os músicos abrirão aquele que será o último desfile temático da 38ª Oktoberfest. Junto com as recepcionistas da Festa da Alegria eles serão os responsáveis por iniciar a parada, que ainda contará com mais de 5 mil figurantes divididos em 40 alas e nove carros alegóricos.
» Clique aqui e participe de um grupo exclusivo sobre a Oktoberfest 🇩🇪
Um dos pontos altos da maior festa germânica do Rio Grande do Sul, o desfile reuniu cerca de 80 mil pessoas nos dois primeiros domingos. A parada encanta pelo resgate da cultura e tradição alemã, sendo inspirada na temática da 38ª Oktoberfest: Nossa História, Nosso Futuro. Pelas quadras da Floriano, com encerramento no interior do parque, serão retratados nas alegorias os verbos habitar, cultivar, dançar, crer, prosperar, saborear, progredir e degustar.
Segundo o coordenador dos desfiles, Wanderlei Machado, todas as alegorias são repletas de simbolismos, com a representação das pessoas, suas crenças, sua alegria, dança, fé, e novidades, como esculturas que abrilhantam alguns carros. “Quem já viu está convidado a ir até a Floriano novamente no domingo. Quem ainda não foi não pode perder essa oportunidade. Foi tudo preparado com muito carinho e dedicação para encantar e alegrar o público”, destaca.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Confira detalhes dos carros que vão desfilar na Marechal Floriano
Trânsito
Durante o desfile temático da 38ª Oktoberfest, o trânsito na rua Tenente Coronel Brito fica interrompido por alguns momentos, de forma contínua, permitindo que as alegorias ingressem no parque. Para facilitar o ingresso dos turistas aos locais de estacionamento, serão abertos acessos alternativos, exclusivamente neste domingo, 22, no turno da manhã, nos seguintes pontos: Rotatória 2001 (Avenida Independência); Rua Venâncio Aires com Borges de Medeiros (próximo ao Senac); Rua Tiradentes com Avenida Independência (próximo a Samaq); e Rua Félix Hoppe com Independência (próximo a Apae).
Veja abaixo a ordem dos carros:
Comissão de frente (Nove Chamadas) – Nove bailarinos trarão os verbos de cada carro que passará na Marechal Floriano
Publicidade
Carro Abre Alas – Família Fritz (Nossa História – Verbo Habitar) – Faz alusão ao pórtico do Parque da Oktoberfest, com os bonecos símbolos da festa e representa o castelo da Família Fritz, remetendo ao desejo dos imigrantes germânicos de ter a primeira casa.
Carro Soberanas – Verbo Cultivar – Retratou o despertar como exemplo do desabrochar das flores em sua estação de primavera, construindo um novo ciclo e novos caminhos. Em seguida, as soberanas das edições anteriores dão sua contribuição para alegrar, embelezar, colorir e emocionar a Festa da Alegria ao lado dos seus filhos.
Carro – Dançar nos faz feliz – Verbo Dançar – As danças tradicionais germânicas, os kerbs, as quermesses das comunidades e sociedades serão representadas no carro 3, combinando com o romantismo que a dança proporciona e a celebração de mais uma Oktoberfest.
Publicidade
Carro – Verbo Conviver – Retrata a miscigenação entre os primeiros imigrantes germânicos e muitas outras etnias que se associaram depois e contribuíram com trabalho e convívio na colonização alemã em terras conquistadas.
Carro – Verbo Crer – Mostra as crenças nas diversas etnias e seus simbolismos, originando sempre o mesmo objetivo: a fé. A Catedral São João Batista, maior edificação em estilo neogótico da América Latina, é destaque nesta alegoria.
Carro – Verbo Prosperar – Mostra a organização dos imigrantes que aqui chegaram, caracterizando-se pela ocupação de pequenos lotes de terras, compatíveis para a produção da subsistência e para a comercialização.
Publicidade
Carro – Verbo Saborear – Representa a culinária germânica, passada de geração a geração, sendo um dos mais marcantes traços herdados: a produção das tradicionais e saborosas cucas alemãs, sempre presente nas festas, encontros e reuniões familiares. Durante o desfile, as delícias serão distribuídas em pedaços ao público.
Carro – Verbo Progredir – Representa o trem como veículo de transporte que desencadeou o progresso desde 1905, ligando os longínquos povoados.
Carro do chope – Bierwagen – Verbo Degustar – Apresenta os imigrantes germânicos como um povo muito dedicado ao trabalho, mas que cuidava da sua vida social e cultural, nos encontros de sociedades, nas atividades sociais, comunitárias e nos diversos eventos esportivos, celebrando com bandinhas e dança, sempre acompanhados de um bom chope.
Publicidade