Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PREVENÇÃO

Brigada Militar atua para coibir pós-festa em frente à Oktoberfest

Foto: Ronaldo Falkenback

Rodrigo Schoenfeldt comanda o 23º BPM

Passavam poucos minutos das 6 horas do último domingo quando sete viaturas do Batalhão de Choque e da Força Tática da Brigada Militar (BM) se posicionaram em frente ao Parque da Oktoberfest. Os portões da Festa da Alegria haviam sido fechados, e a operação visava coibir um movimento que nos fins de semana tem causado bastante transtorno na área residencial em torno do parque: a chamada after party (em português, pós-festa).

A ação remeteu diretamente aos acontecimentos da madrugada do domingo anterior, em que no local houve briga, confusão e um jovem foi agredido com um cone de trânsito na cabeça. Em entrevista ao jornalista Ronaldo Falkenback, no programa Estúdio Interativo, da Rádio Gazeta 107,9 FM, o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), tenente-coronel Rodrigo Schoenfeldt, detalhou as ações que vêm sendo realizadas para coibir o pós-festa.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: policiais salvam bebê engasgada após família buscar ajuda na base da polícia em Santa Cruz 

Publicidade

“É uma preocupação do batalhão. Centenas de jovens estão se reunindo após o fechamento do portão, já depois de terem passado horas consumindo bebida alcoólica dentro do parque, para a after party, a festa depois da festa. Qualquer cidadão de Santa Cruz tem toda a liberdade de permanecer nas ruas o tempo que quiser, mas deve se portar com a conduta social esperada”, comentou. “Ligar caixas de som potentes, veículos com som potente, ficar consumindo bebida alcoólica e causando sujeira, fechando rua, isso a Brigada não vai permitir”, complementou.

Conforme Schoenfeldt, o estabelecimento que encabeça o movimento, e que já foi multado duas vezes pelo Corpo de Bombeiros, estava vendendo bebida alcoólica fora do limite do seu ponto, já na rua, o que não é permitido. “Esse estabelecimento comercial, que estava preparado para vender bebida fora do seu ponto, iria ser fechado se tivesse o flagrante. Realizamos essa ação antecipada na madrugada de domingo. Os jovens acabaram não ligando as caixas de som, e essa venda não aconteceu.”

LEIA TAMBÉM: Mulher teve cabeça parafusada e dentes quebrados antes de ser morta em Encruzilhada

Publicidade

Uma reunião entre BM e os estabelecimentos comerciais dos arredores do parque deve ser realizada nesta quarta-feira, 18, para ajustar alguns pontos da conduta. De acordo com o comandante, não há reclamações no telefone 190 por causa do evento Oktoberfest, e sim do pós-festa.

“O cidadão que mora nos arredores está acostumado com o movimento da festa, que acontece todo ano. Mas depois que fechou o portão, é hora do descanso dessa comunidade que reside no entorno, e nós temos uma área residencial bastante grande na volta. Não dá pra colocar uma caixa de som até 11 horas da manhã fazendo a festa depois da festa. Não é a conduta esperada, é crime, e a Brigada vai agir, com os proprietários do estabelecimentos e com esses participantes.”

Ouça a entrevista completa abaixo

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.