Na madrugada deste domingo, 15, um dos pontos turísticos mais movimentados do Litoral Norte gaúcho, a plataforma marítima de Atlântida, em Xangri-Lá, desabou. A estrutura era mantida por uma organização independente, a Associação dos Usuários da Plataforma Marítima de Atlântida (Asuplama) Segundo a Prefeitura, o local já estava comprometido há pelo menos dois anos. Negociações estavam em andamento para garantir a manutenção.
A administração municipal pede aos surfistas e banhistas que tomem cuidado ao entrarem na água nas proximidades de onde ficava a plataforma. O prefeito Celso Bassani Barbosa (PTB) lamenta a deterioração do ponto turístico, e disse acreditar que não tinha mais o que fazer.
LEIA TAMBÉM: Judiciário libera construção civil em Xangri-Lá após mais de um ano suspensa
Publicidade
A estrutura foi erguida há quase 50 anos e avançava por cerca de 280 metros sobre o mar, recebendo 30 mil turistas por ano. A pesca é uma das atividades mais visadas. Uma parte da plataforma já havia sofrido danos em 1997, sem nunca ter sido totalmente reparada. O local também já sofreu danos por causa das ondas em 2016 e 2019. Em 2021, a prefeitura e a Asuplama chegaram a um acordo pela reforma do local, com participação do Ministério Público Federal e do Governo Federal, mas não houve avanços.
Com informações do G1
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!