Os 400 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Schroeder, de Santa Cruz do Sul, foram protagonistas da Festa da Criança e da Mostra de Trabalhos na manhã do último sábado, 7. As atividades, desenvolvidas no educandário, envolveram todas as turmas – desde a Educação Infantil até o 9° ano. Mais do que evidenciar os talentos de cada um dos estudantes, a Mostra de Trabalhos teve como intuito valorizar as ações desenvolvidas em sala de aula no decorrer do ano.
A programação contou com a participação dos pais, professores, equipe diretiva e funcionários da instituição de ensino, o que motivou ainda mais as crianças na apresentação dos seus projetos. Entre as turmas empolgadas com a mostra estavam a 71 e a 72, que desenvolveram o “censo na escola”. A ideia, conforme conta a professora Betânia Mahl, surgiu durante as aulas de Geografia, em que se estudavam aspectos relacionados ao Brasil.
LEIA TAMBÉM: 6ª CRE fará parte de projeto educacional do governo do Estado
Publicidade
“Nós utilizamos como fonte o Censo do IBGE, que foi divulgado esse ano. A partir daí, os alunos trabalharam na coleta de dados da escola”, disse, observando que a participação das duas turmas foi maciça. “Todos os 30 alunos participaram. Eles buscaram os dados com as outras turmas, analisaram as informações, produziram os gráficos e fizeram os relatórios.”
A pesquisa apurou informações sobre idade, religião, gênero, descendência, moradia e acesso à internet. Dos dados coletados, chamou atenção, de acordo com a professora, o reduzido número de alunos que se autodeclararam negros. “O predomínio é de alunos brancos na escola. Apenas oito deles, do 5º ao 9º ano, são negros”, informou.
LEIA TAMBÉM: Escola ensina sobre educação financeira na ‘ponta do lápis’ no interior de Santa Cruz
Publicidade
Além disso, foi identificado que no turno da manhã a maioria dos alunos é de meninos e os estudantes têm, em média, 11 anos. Já no turno da tarde, a maioria é de meninas. A professora acrescenta ainda que o predomínio é de estudantes que moram em casas, com descendência alemã e de religião católica. As informações foram coletadas no dia 6 de setembro.
Igualmente criativos, os 18 alunos da turma 31 mostraram diversos trabalhos lúdicos interdisciplinares. Sob a orientação da professora Ana Margarete da Fonseca Dummer, eles fizeram a exposição de itens manuais, como as maquetes de pontos turísticos de Santa Cruz; as peças em argila, confeccionadas durante os estudos sobre o solo; e os origamis, produzidos durante as atividades artísticas e aulas sobre lendas. “São trabalhos que também envolvem a fluência de leitura, a compreensão, a interpretação e o raciocínio lógico”, relatou a professora.
LEIA TAMBÉM: Educação preventiva: projeto debate o trânsito nas escolas de Santa Cruz
Publicidade
Valorização como prioridade
Para a supervisora da Luiz Schroeder, Tatiane Tormes, a valorização dos alunos e de seus potenciais é vista como prioridade por toda a comunidade escolar. Em vista disso, a Mostra de Trabalhos é realizada todos os anos. Neste, em especial, a novidade foi a inclusão da Festa da Criança na programação.
“A mostra tem como objetivo dar visibilidade àquilo que se trabalha em sala de aula e que, por vezes, não é divulgado para todos os envolvidos na comunidade escolar. Sem falar que é o momento de dar protagonismo aos nossos alunos”, enfatizou. Além de conferir os trabalhos, os estudantes se divertiram nos brinquedos infláveis, com as pinturas faciais e tatuagens e com o cabelo maluco. Eles também receberam lanche.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!