O Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest reservou uma surpresa para os visitantes na tarde de sábado, 7. A oficina de Jogos Germânicos apresentada por integrantes do Centro Cultural 25 de Julho, entidade que desenvolve atividades voltadas à preservação da cultura germânica no município, chamou a atenção do público que esteve no local. Algumas pessoas aproveitaram para conhecer de perto os jogos e se arriscaram a competir. A iniciativa acontece todos os anos durante a programação da Oktoberfest.
Nessa edição da Festa da Alegria, o 25 de Julho levou o tradicional bolão de mesa, um dos jogos mais antigos praticados pelos imigrantes alemães; o Minieisstock, jogo de mesa onde se arremessam stocks no alvo; e a corona, mesa onde se arremessam quatro bolas em diferentes posições, tendo cada uma delas uma pontuação diferente, o que estimula o participante a jogar naquela que rende maior número de pontos. Além dos três jogos, foi apresentada a corrida de tamanco, competição divertida e que igualmente chamou a atenção.
» Clique aqui e participe de um grupo exclusivo sobre a Oktoberfest 🇩🇪
Segundo uma das integrantes do Centro Cultural 25 de Julho, Maria Luiza Rauber Schuster, os jogos mais antigos são o bolão de mesa e o bolão de bola presa. “Não temos o registro exato de quando os jogos germânicos tiveram início. O que se sabe é que eram praticados pelos imigrantes, especialmente em seus momentos de confraternização com a família e quando estavam descansando do trabalho árduo que executavam”, comentou, ao evidenciar a importância de manter vivo tal costume.
Publicidade
Os Jogos Germânicos podem ser conferidos em todos os fins de semana da Oktoberfest, sempre das 15 horas às 18 horas.
LEIA TAMBÉM: Resgate da cultura e integração: Olimpíadas Rurais atraem grande público
O 25 de Julho
O Centro Cultural 25 de Julho, de Santa Cruz do Sul, foi fundado em 1986. Desde então, tem realizado atividades para a preservação da cultura germânica no município. Isso se dá por meio dos Jogos Germânicos, dos grupos de dança, do canto coral e da culinária. Ao todo, a entidade tem cerca de 400 associados. A fim de promover a integração entre o seu quadro de sócios, são realizadas atividades diversas, como um encontro mensal, sempre na última sexta-feira, ocasião na qual todos aproveitam para jogar e se divertir.
Publicidade