A quem se dirigir até a Casa das Artes Regina Simonis a partir deste final de semana para conferir a exposição que estará no local não escapará o tom de alerta, de advertência ou conscientização que, de maneira sutil ou nem tanto, advirá das cenas e dos personagens retratados nas telas. É esse um dos propósitos que movem a artista visual responsável pelo conjunto ali exibido: Susan Mendes, que veio de Porto Alegre para prestigiar, nesse sábado, 7, o vernissage da mostra Por um Fio. Naturalmente, a mostra ocorre no contexto do Outubro Rosa, que adverte para a necessidade de prevenção e cuidados com o câncer de mama.
A exposição, promovida pela Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, é composta por 33 obras, com curadoria de Ana Zavadil, e ficará no local até o dia 4 de novembro, para visitação de terças a sábados, das 10 às 12 horas e das 12h30 às 17 horas. Boa parte das telas estará à venda. Como ela antecipou à Gazeta do Sul por telefone, ao longo da semana, trata-se de parcela de sua produção mais recente, elaborada em seu ateliê, no Bairro Três Figueiras, na capital gaúcha. Algumas das obras remetem ao contexto de pandemia, quando foram produzidas.
LEIA TAMBÉM: Exposição destaca a trajetória e importância da SCB União em Santa Cruz
Publicidade
Uma das características de sua produção, salienta, está nos materiais que utiliza. Ela emprega como suporte o papelão corrugado, a partir de caixas descartadas que recolhe e reutiliza, ao lado ainda de tecidos, madeiras, fibras siliconadas, tintas, colagens e espelhos. Além dessa produção sustentável, que evidencia a sua preocupação em fomentar a consciência ambiental, ainda desenvolve pesquisas com esses materiais.
Outro aspecto que se salienta são as temáticas, centradas no feminino, numa alusão à vulnerabilidade da mulher em sociedade. É uma arte que alerta para as maneiras de violência direta ou indireta, física ou psicológica. Evidencia-se em cenas, por exemplo, a violência na alma. “Eu sempre trabalhei minhas obras pelo viés feminino. Meninas e mulheres sabem: quem somos está constantemente sendo tirado de nós. É preciso falar da aceitação da mulher como ela é. Uma mulher possível, de verdade, que, mesmo nas situações em que se vê por um fio, acredita na potência das suas imperfeições e na liberdade de ir e vir”, enfatiza. “A exposição é um chamado para que homens e mulheres olhem para si a partir da perspectiva da vida e da arte.”
LEIA TAMBÉM: Casa das Artes exibe mostra fotográfica alusiva ao aniversário de 35 anos
Publicidade
A artista
Susan Mendes é natural de Caxias do Sul, mas está radicada em Porto Alegre há quatro décadas. A sua formação ocorreu nas Ciências Exatas. Por mais de 15 anos foi professora de Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), além de ter atuado junto a escolas estaduais, lecionando para turmas de Ensino Médio.
Em paralelo, dedicava-se às artes plásticas, tanto com a sua produção quanto com especialização em ateliês. Frequentava o ateliê livre da Prefeitura de Porto Alegre e realizou alguns cursos de extensões junto à PUCRS. Nos primeiros anos do século 21, finalmente decidiu se ocupar exclusivamente dessa carreira. E uma primeira exposição oficial ocorreu em 2016, a Perfeitas Imperfeições, na Gravura Galeria, na capital. Em Santa Cruz, sua obra foi exposta pela primeira vez, na Casa das Artes Regina Simonis, em uma mostra coletiva há cerca de três anos.
LEIA TAMBÉM: Festival Jazz n’Blues está confirmado para o ano que vem
Publicidade
Atualmente, ocupa-se de dar continuidade a sua arte, ao mesmo tempo em que acolhe outros artistas, que com ela buscam dialogar. Seu ateliê foi implantado em um casarão que abrigou a sua família por 36 anos, e que foi transformado em um criativo espaço. Nele, recebe alunos de todo o Rio Grande do Sul para cursos, palestras e estudos sobre arte contemporânea.
SERVIÇO
- O quê: exposição Por um Fio, da artista visual Susan Mendes.
- Onde: na Casa das Artes Regina Simonis, na esquina das ruas Marechal Floriano e Júlio de Castilhos, no centro de Santa Cruz do Sul.
- Visitação: até o dia 4 de novembro, de terças a sábados, das 10 às 12 horas e das 12h30 às 17 horas.
- Descrição: são 33 obras, que utilizam como suportes papelão corrugado, sendo que parcela delas estará à venda.
LEIA TAMBÉM: Bea Dummer: da fé na vocação para a carreira internacional
Uma reflexão sobre o feminino
Susan Mendes antecipa que a grande maioria das obras que integram a exposição Por um Fio é de parede, telas em formato de aproximadamente 1,00 x 0,70 metro. Mas o conjunto compreende ainda dois objetos artísticos, duas esculturas com tecido, corpos de mulheres, além de uma arara, suporte para algumas obras, e de livros da artista que podem ser manuseados pelo público. Já no cofre em anexo (e que era o cofre-forte do antigo banco Pelotense) haverá uma instalação, provocando os visitantes à reflexão.
Publicidade
Ainda que parte das peças esteja à venda, ela comenta que algumas obras sairão de Santa Cruz direto para o Rio de Janeiro. Ali, até o final de novembro, participará da mostra “Ausências na História: a vez e a voz de artistas mulheres do Rio Grande do Sul”, no Centro Cultural dos Correios, também com curadoria de Ana Zavadil. No currículo, Susan tem mais de 30 exposições. Recentemente, participou da mostra “Fora das Sombras – Novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea,” no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR).
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade