Durante o mês de outubro, o Centro de Cultura Francisco José Frantz recebe a exposição Força viva da cor preta: União, 100 anos de história. A partir desta segunda-feira, 9, até o dia 31, será possível realizar uma viagem no tempo, uma vez que a iniciativa celebra o centenário da Sociedade Cultural e Beneficente (SCB) União, fundada no dia 1º de julho de 1923 em Santa Cruz. A entidade é considerada um dos clubes sociais negros mais antigos do interior do Estado.
A ação, idealizada pela diretoria da entidade, sob a liderança da presidente Marta Regina do Santos Nunes, contou com a colaboração da mestre em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Franciele Rocha de Oliveira. Para a composição do acervo, ao longo do ano foram feitas pesquisa histórica, entrevistas com os descendentes dos fundadores do clube e busca ativa de obras.
LEIA TAMBÉM: Uniãozinho: 100 anos de um símbolo de resistência
Publicidade
“A exposição visa apresentar a importância do clube e preencher as lacunas referentes a nossa história e a da comunidade negra, pouco conhecida e valorizada, mas com parcela importante na construção de Santa Cruz”, salienta Marta. O título, inclusive, surgiu a partir de registros de um livro ouro do clube, de 1940, que transmite a importância da criação de um local para a comunidade negra no município.
Os apreciadores poderão conferir oito painéis e mais de 50 obras fotográficas, além de itens como troféus, bandeiras, instrumentos musicais, fantasias e croquis. A curadoria das obras da exposição é da artista visual Natasha Cremonese, com produção de Marta Nunes e Angélica Fonseca.
A abertura está marcada para as 19 horas desta segunda-feira. Nos demais dias, a exposição poderá ser visitada das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, com entrada gratuita.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Um trio de pura representatividade
Obras
- Painel de Carteirinhas – Constituíido por quase cem carteiras de associados da entidade
- Linha do Tempo – 100 anos – A SCB União (1923–2023) mostra visualmente a sua trajetória, trazendo momentos marcantes do clube.
- Mapa Interativo – Acesso ao percurso da famosa Farra do Boi, farra carnavalesca criada nos anos 1950.
- Painel das Genealogias – Genealogias de dez famílias consideradas fundamentais para a existência do clube.
- Outros – Mais de 50 obras vão contar a história da entidade, mostrando momentos e figuras ilustres ou anônimas do União.
LEIA TAMBÉM: Uma data para refletir sobre formas de romper o racismo
Saiba mais
A exposição Força viva da cor preta: União, 100 anos de história é promovida pela Sociedade Cultural e Beneficente (SCB) União e integra o projeto Sankofa: ancestralidade, memória e negritude, selecionado no Edital Sedac 07/2021 – Edital de Concurso FAC Patrimônio, da Secretaria Estadual da Cultura.
A mostra também faz parte do projeto Festividades do Centenário da Lei do Patrocínio – Edital de Seleção Pública a Eventos 001/2023, da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Vozes negras importam: 16 histórias para entender o preconceito racial
O Uniãozinho
A Sociedade Cultural e Beneficente (SCB) União, conhecida como Uniãozinho, é um ponto de encontro e constituição de famílias de Santa Cruz e do próprio Vale do Rio Pardo. Sua trajetória inclui o pioneirismo em atividades esportivas, sociabilidade e articulação política, além de resistência, empoderamento e luta contra o racismo e a discriminação. Mais informações podem ser consultadas em scbuniao.com.br e no Instagram (@uniaoscb).
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!