Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NESTE DOMINGO

Gre-Nal 440: um clássico de momentos distintos

Arte: Derli A. Gonçalves

A 26ª rodada do Brasileirão contará com vários clássicos. Um deles será o Gre-Nal 440. Neste domingo, às 16 horas, os rivais se enfrentam no Beira-Rio em momentos bem diferentes. O Internacional vem de uma dura eliminação nas semifinais da Libertadores para o Fluminense, no meio de semana, sofrendo derrota por 2 a 1 em casa, com virada nos minutos finais. O revés faz com que a diretoria projete apenas 35 mil torcedores para o clássico.

Como priorizou a competição continental, o Inter estacionou nos 29 pontos, a três da zona de rebaixamento. O lateral-direito espanhol Hugo Mallo é desfalque por suspensão e dará lugar a Bustos. Outra novidade, ao menos na lista de relacionados, deve ser o atacante santa-cruzense Pedro Henrique, recuperado de fratura no braço.

LEIA TAMBÉM: Confira as escalações para o Gre-Nal 440

Publicidade

Eduardo Coudet lamentou muito a eliminação, mas quer ver o Inter olhando para frente. “Temos que ter a cabeça positiva. Tínhamos de estar pensando na final da Libertadores. É uma dor muito grande, o, mas vamos nos levantar e mirar lá na frente novamente”, frisa o técnico.

INTER PELA REDENÇÃO EM CASA

Considerado “vilão”, por ter perdido dois gols que custaram a eliminação para o Fluminense na Libertadores, o equatoriano Enner Valencia espera dar a volta por cima em seu primeiro clássico. Ele tem quatro gols com a camisa colorada, todos no torneio continental.

LEIA TAMBÉM: Internacional condena mensagens racistas direcionadas a Enner Valencia

Publicidade

GRÊMIO: ÚLTIMO ATO CONTRA O RIVAL

Principal contratação da temporada, Luis Suárez deve fazer seu último clássico, já que não permanecerá no Tricolor em 2024. O atacante uruguaio soma 20 gols e 12 assistências em 2023. Ao todo, o camisa 9 lidera com 32 participações em gols.

Árbitro mineiro apitará a partida pela primeira vez

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu na terça-feira o árbitro que será o responsável por apitar o Gre-Nal 440 neste domingo, no Beira-Rio. Trata-se de Paulo César Zanovelli da Silva, 33 anos. Será o primeiro clássico do juiz mineiro, integrante do quadro da Fifa. Ele será auxiliado por Rodrigo Figueiredo Corrêa (RJ) e Guilherme Dias Camilo (MG). O VAR será Igor Junio Benevenuto, também de Minas Gerais. Todos integram o quadro da Fifa.

Neste ano, Zanovelli esteve em três jogos do Grêmio – Santos, Goiás e Bragantino. Na Vila Belmiro, deu cartões vermelhos para o técnico Renato Portaluppi e o lateral-esquerdo Reinaldo.

Publicidade

Paulo Zanovelli da Silva: quadro da Fifa | Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Divulgação

LEIA TAMBÉM: Renato descarta facilidades no Gre-Nal 440 de domingo

Pelo lado colorado, foi árbitro em duas oportunidades. Primeiro, no duelo contra o Santos (empate por 1 a 1), depois na vitória do Inter contra o São Paulo no Beira-Rio, por 2 a 1. No confronto entre Corinthians e Goiás, que terminou 1 a 1, no Itaquerão, um lance inusitado chamou a atenção.

Aos 5 minutos do segundo tempo, Maguinho, do Goiás, estava com a bola e Wesley o marcava. Ambos escorregaram ao mesmo tempo, e Zanovelli marcou a falta para a equipe goiana. O detalhe, conforme mostram as imagens, é que não houve sequer contato entre os atletas.

Publicidade

“O Grêmio não é favorito”, afirma Renato Portaluppi

O Grêmio, por outro lado, já estava focado no Brasileirão e briga pelas primeiras posições. Está há três jogos invicto: empatou com o Corinthians por 4 a 4, venceu o Palmeiras por 1 a 0 e empatou com o Fortaleza por 1 a 1, chegando a 44 pontos.

O técnico Renato Portaluppi adotou tom de mistério para o clássico, mas não deve mexer drasticamente na escalação. A principal dúvida é em relação ao atacante João Pedro Galvão, substituído no último jogo por dores na virilha. A tendência é que ele não vá a campo e seja substituído por Ferreira.

Outra mudança será no meio-campo. Villasanti cumpriu suspensão e retorna no lugar de Nathan, formando o setor de volantes com Carballo e Pepê. Na zaga, Pedro Geromel e Kannemann permanecerão como titulares – algo que não acontece em um Gre-Nal desde o fim de 2021, por conta de lesões.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Grêmio divulga lesões do goleiro Felipe Scheibig e do volante Mila

Na visão de Renato, se o Inter tivesse avançado à final da Libertadores, poderia ir para o jogo em clima de festa. Com a queda, a obrigação de resposta aumentou bastante. “Há uma grande chance de o Inter se recuperar se vencer o Gre-Nal. Eu conversei com o meu grupo sobre isso. O Grêmio não é favorito, independentemente da posição ou do contexto do jogo, é um Gre-Nal. Vamos buscar a vitória como sempre, já que ainda sonhamos com o título”, afirmou.

No primeiro turno, em 21 de maio, o Grêmio venceu o rival por 3 a 1 na Arena, com gols de Suárez, Villasanti e Bitello, que se transferiu para o Dínamo Moscou, da Rússia. Já no confronto válido pelo Gauchão, o Tricolor fez 2 a 1. Vina, que foi embora para o futebol árabe, e Carballo, nos acréscimos, balançaram as redes. Alan Patrick fez para o Inter.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTE

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.