O comércio varejista está otimista com a proximidade do Dia das Crianças. A expectativa é de repetir o desempenho do ano passado, frente ao cenário econômico um pouco mais favorável do segundo semestre. Itens como brinquedos, roupas e calçados devem ser os campeões de venda, seguidos por aparelhos eletrônicos.
A economista Giovana Menegotto, da Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomércio-RS), explica que fatores como a estabilidade do mercado de trabalho e o reforço dos programas de transferência de renda ajudam a equilibrar os orçamentos familiares. “O recente alívio inflacionário, concentrado inclusive sobre os itens que são importantes dentro do orçamento familiar, é aspecto positivo, que colabora com o desempenho das vendas do varejo para a data”, analisa.
LEIA TAMBÉM: Dia da Criança: data ganhou popularidade com campanha de empresários
Publicidade
Na contramão, o patamar de juros mais elevado – mesmo com a recente diminuição – ainda torna o acesso ao crédito um pouco mais caro, somado ao nível de inadimplência das famílias. Esse é um fator que pode frear as vendas no período. No entanto, na direção oposta ao Rio Grande do Sul, Santa Cruz do Sul continua com o percentual de inadimplência estável nos meses de julho e agosto, na casa dos 27,7%.
Tal posição deve tornar o cenário positivo para o comércio no próximo Dia das Crianças. “Com base nos estudos e no desempenho da economia como um todo, acreditamos que teremos um desempenho parecido ao do ano passado, com boas vendas para o nosso comércio”, projeta o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode.
Publicidade
Spode ressalta que a expectativa concentra-se, tradicionalmente, nos brinquedos. Porém, nos últimos anos, o comportamento do consumidor migrou para áreas de vestuário, calçados, eletrônicos e até mesmo artigos esportivos, ampliando o leque de possibilidades do varejo para o Dia das Crianças.
A comunicação como uma grande aliada
O Dia das Crianças é a penúltima data do varejo no ano. “Uma das orientações que a entidade sempre reforça é o uso da comunicação como aliada. As ferramentas de vendas nos meios digitais e o uso dos meios de comunicação tornaram-se indispensáveis para o sucesso dos negócios”, diz Mauro Spode.
LEIA TAMBÉM: Cesta básica fica mais barata em Santa Cruz; veja o que baixou de preço
Publicidade
Com as novas formas de consumo, nas quais o comércio eletrônico tem grande participação, o comprador ficou mais consciente e nem sempre age por impulso na hora da venda. “Preparar a equipe para ser resiliente e estar focada na atenção ao cliente é uma estratégia bem importante para um bom desempenho. Costumamos dizer que o Natal é o ano todo, e isso tem sentido quando se olha para dentro da equipe e se avaliam processos e técnicas de venda”, complementa o dirigente.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade