Começou na manhã desta terça-feira, 3, e se estende durante todo o dia a primeira edição do encontro ESG Experience, uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul que reúne empresários, líderes sociais e ativistas interessados em debater a governança ambiental, social e corporativa. Para um auditório lotado, no Memorial da Unisc, profissionais renomados da cidade e outros municípios da região apresentam orientações e relatos de sucesso sobre desenvolvimento sustentável aplicado à realidade local. A realização é da ACI Santa Cruz, Unisc, Afubra, Sinditabaco, Sebrae e Gazeta Grupo de Comunicações, com apoio da Azul Conecta.
A abertura do evento abordou a conjuntura envolvida em torno do tema, por meio de explanações da prefeita Helena Hermany; do presidente da ACI, César Cechinato; do presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker; da vice-reitora da Unisc, Andréia Rosane de Moura Valim; e do vice-presidente da OAB de Santa Cruz do Sul, Cássio Arend.
LEIA MAIS: Evento debate caminhos para disseminaçăo das práticas de ESG na região
Publicidade
Em seu pronunciamento, César Cechinato, que além de presidente da ACI é secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, avaliou que os critérios de ESG aplicados às práticas das instituições são cada vez mais cobrados pelos consumidores do século XXI, que desejam que as empresas cada vez mais priorizem a preservação do planeta e a mitigação dos efeitos da desigualdade social. “ESG é sustentabilidade, é responsabilidade ambiental. Trata-se não apenas de questões éticas que o responsável terá na boa governança, mas também de uma nova forma de fazer negócios aliando preocupação socioambiental e desempenho econômico-financeiro”, explicou Cechinato, ao observar que o ESG Experience se apresenta como um dos maiores eventos do setor já realizados no interior no Rio Grande do Sul.
OPINIÃO: Jaqueline Weigel: “ESG e lucro sustentável”
As chuvaradas que devastaram diversas regiões do estado no último mês, além de recentes eventos climáticos extremos no norte do país e ao redor do mundo – como as enchentes em Nova York e o calor intenso na Europa -, foram lembrados pela prefeita Helena Hermany ao analisar que “a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são tarefas que não podem mais ser adiadas”. Em seu discurso, ela disse que Santa Cruz do Sul é privilegiada por ter empresas que, há muito tempo, têm em seus pilares a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável, mas pontuou que ainda há muito a ser feito para a garantia de um futuro sustentável e equilibrado para as próximas gerações: “eventos como este são extremamente importantes para que saibamos conscientizar as crianças, que com certeza deixarão um planeta melhor do que a nossa geração deixou”.
Publicidade
Durante o evento, representantes do Cisvale, ACI, Afubra, Sinditabaco, Unisc e Prefeitura foram convidados a assinar o Protocolo de Intenções Pacto pela Valorização Ambiental Regional, que, conforme Gilson Becker, tem o intuito de convocar os 17 municípios que compõem o Cisvale a se somarem à causa.
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade