A mudança de estação pode causar inúmeros sintomas no corpo humano. De alergias respiratórias a enxaquecas. A pele, por sua vez, também sente os efeitos – principalmente a que fica mais exposta, como a das mãos e a do rosto. Não por acaso, muitas pessoas acabam percebendo alterações na região da face, como descamação, aspereza, vermelhidão e coceira.
LEIA TAMBÉM: Revisão dermatológica deve ser feita uma vez por ano
É importante deixar claro, no entanto, que pele seca é diferente de pele ressecada, conforme alerta a médica dermatologista Giselda Richter. Isto é, a pele seca é caracterizada pelo menor número ou tamanho de glândulas produtoras de óleo em comparação com as pessoas que têm pele oleosa ou mista.
Publicidade
Já a pele ressecada, explica a médica, é aquela que apresenta falta de água e não de óleo. “Então, a pele seca é um tipo de pele, enquanto o ressecamento é uma condição da pele”, detalha. E, sendo uma condição, pode ser alterada, se tomados os devidos cuidados.
LEIA MAIS: Cuidados com a pele: o que fazer nos dias mais frios?
De fato, segundo Giselda, a mudança de estação pode ser um período crítico para a saúde da pele. Além disso, uso de água muito quente, exposição ao sol sem proteção e até mesmo alguns medicamentos podem agravar o quadro de ressecamento da pele. Muito mais que estética, a falta de hidratação pode representar problemas de saúde. “Pode levar a uma dermatite”, afirma.
Publicidade
Como tratar
Para evitar ou tratar os sintomas da pele ressecada e, mais que isso, garantir maciez e firmeza para a pele, o ideal é adotar uma rotina de cuidados. É o chamado skincare, que deve envolver hidratação e proteção solar, principalmente. “Há hidratantes específicos para cada tipo de pele, inclusive a oleosa”, destacou a médica dermatologista Giselda Richter. Ela ainda recomenda que um profissional seja consultado para identificar o produto ideal para o seu tipo de pele.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA ELAS
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade