Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

OUTUBRO ROSA

Cisvale irá disponibilizar 600 mamografias entre os municípios da região; confira o cronograma

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) lança em outubro uma campanha de prevenção ao câncer. Por meio de uma parceria, será disponibilizada uma unidade do Mama Móvel para percorrer os 17 municípios consorciados, com a oferta de 600 mamografias divididas de forma proporcional entre as localidades. O roteiro inicia no próximo dia 9, em Vera Cruz.

LEIA TAMBÉM: História de coragem e de superação: os dois milagres de Daiane após o câncer

A intenção, conforme o presidente do Cisvale e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, é ampliar o acesso aos exames de rastreio como a mamografia, cuja indicação é de que seja feita anualmente por mulheres com idade dos 50 aos 69 anos. Durante todo o mês de outubro, a unidade móvel irá percorrer os municípios, alguns deles com destaque para atenção às comunidades do interior.

Publicidade

“A divisão do número de exames disponibilizados se deu a partir de um levantamento feito com o público-alvo prioritário, segundo o Ministério da Saúde. Contabilizamos a quantidade de mulheres em cada um dos municípios e fizemos o rateio”, confirma Becker.

A diretora-executiva do Cisvale, Léa Vargas, explica que o Mama Móvel tem capacidade de realizar até 70 exames por dia. A mamografia é feita dentro do consultório móvel e o resultado será encaminhado para a Unidade Básica do município. Nos casos em que houver detecção de algum problema, o serviço de saúde de referência da paciente será comunicado com urgência, para os procedimentos necessários diante de um diagnóstico que aponte resultado positivo para câncer de mama.

LEIA TAMBÉM: Campanha incentiva repasse de sutiãs cirúrgicos para pacientes oncológicas

Publicidade

“A importância da prevenção se dá por diversos dados. Entre eles, um estudo da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc) que prevê que, até 2040, a carga do câncer de mama aumentará para mais de 3 milhões de novos casos por ano. Isso representa um aumento de 40%”, alerta Léa.

Segundo a diretora do Cisvale, com exceção do câncer de pele não melanoma, o tumor de mama é o que mais acomete mulheres no Brasil atualmente. “Por isso, a necessidade do diagnóstico precoce ainda é o melhor caminho, e alguns resultados positivos já podem ser percebidos nas ações de controle”, ressalta.

“Nosso papel enquanto consórcio com atuação na área da saúde é promover ações como essa, que democratizam o acesso ao tratamento preciso”, frisa Léa. Os exames são gratuitos. A Unidade Básica irá encaminhar as pacientes com indicação do procedimento para o Mama Móvel, onde ele será feito.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.