O coração é um dos órgãos vitais para o corpo humano. Uma das principais funções é o bombeamento de sangue, sendo responsável por garantir de forma contínua a circulação do sangue pelo organismo, permitindo o transporte do sangue rico em oxigênio e nutrientes para os órgãos e tecidos, além do retorno de produtos residuais dos tecidos para a circulação.
Nesta sexta-feira, 29, é celebrado o Dia Mundial do Coração. Para marcar a data, o Portal Gaz esclarece algumas dúvidas importantes envolvendo a saúde do coração e a diabetes, condição crônica que afeta mais de 16 milhões de pessoas em todo o Brasil. Confira:
LEIA TAMBÉM: Cardiologista: entenda o que faz o profissional responsável por cuidar do coração
Publicidade
- Pessoas com diabetes precisam ter cuidado especial com a saúde do coração?
Sim, pois a condição representa um fator de risco para problemas cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca. Isso porque o excesso de açúcar no sangue, ou hiperglicemia, pode levar a danos através de ativação inflamatória em vasos sanguíneos e órgãos, incluindo o coração. Estudos demonstram que até 32,2% dos pacientes com Diabetes Mellitus são afetados por alguma doença cardiovascular. Pacientes com diabetes mellitus possuem um risco duas vezes maior para o desenvolvimento de insuficiência cardíaca. Além disso, o prognóstico destes pacientes tende a ser pior em comparação aos pacientes sem diabetes mellitus. É conhecido através de estudos que existe uma complexa relação entre a fisiopatologia do diabetes mellitus e insuficiência cardíaca, pois a desregulação metabólica causada pela diabetes afeta a função geral dos órgãos, dentre eles o coração, influenciando negativamente a função na circulação. Adicionalmente, o diabetes tipo 2 facilita o aparecimento de outros fatores de risco, como pressão arterial elevada, níveis altos de colesterol, triglicérides e obesidade. - Quais são os primeiros sinais da insuficiência cardíaca?
A insuficiência cardíaca é uma condição desenvolvida quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo, quer seja por déficit de contração ou de relaxamento das câmaras cardíacas, comprometendo o funcionamento do organismo. Com isso, o sangue pode se acumular nos vasos sanguíneos, levando ao extravasamento de fluídos nos tecidos, provocando sintomas como falta de ar e tosse, ou edema nos membros inferiores. - Como pessoas com diabetes podem se prevenir da insuficiência cardíaca?
Pessoas com diabetes tipo 2 podem prevenir complicações associadas às doenças cardíacas com um acompanhamento e gerenciamento adequado dos níveis de açúcar no sangue, adotando um estilo de vida saudável, com a prática de atividades físicas e alimentação balanceada, e monitorando regularmente a saúde do coração através de consultas periódicas com o cardiologista. É importante também que o risco associado às doenças cardiovasculares seja avaliado nos pacientes portadores de diabetes mellitus, para direcionamento do cuidado adequado. - Existe tratamento para insuficiência cardíaca em pessoas com diabetes?
Pacientes com diabetes tipo 2 devem ser monitorados atentamente para identificar precocemente qualquer complicação. A partir do diagnóstico, medidas para prevenir e tratar a condição podem ser adotadas ou intensificadas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade