Ao comentar sobre as obras em andamento e novidades previstas para Santa Cruz do Sul, a prefeita Helena Hermany, em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, falou sobre a ampliação do calçadão da Rua Marechal Floriano e sobre o projeto previsto para a Rua Borges de Medeiros. No que diz respeito ao Calçadão, a ideia, segundo ela, é fazer mais duas quadras, mas isso depende da velocidade dos trabalhos. “Não queremos novamente os transtornos que ocorreram da última vez.”
LEIA MAIS: Projeto de Rua Coberta em Santa Cruz terá modificações; entenda
A licitação está em fase final de elaboração. O objetivo é começar as intervenções após o Natal, quando o movimento no Centro é menor. As partes já prontas foram usadas pela prefeita para ilustrar a relação entre transtorno e resultado, sobretudo a quadra que passa em frente ao Palacinho e se tornou ponto de encontro nas noites e fins de semana.
Publicidade
Já o projeto de Rua Coberta, com previsão de ser instalada na descida da Rua Borges de Medeiros, sofreu alterações. Depois de ouvir os empresários e analisar a repercussão da proposta inicial, a Prefeitura decidiu mudar. Agora, apenas uma parte da quadra será coberta, no local onde há maior concentração de bares e restaurantes. Mais abaixo, a rua continuará aberta.
“Daquela forma seria muito difícil, como a gente iria fazer a conservação das árvores? E a limpeza?”, refletiu. Há a previsão de instalação de brinquedos para crianças, bancos, floreiras, canteiros, mesas e cadeiras nas calçadas. As obras serão iniciadas somente após o Bailinho de Carnaval da Borges.
LEIA TAMBÉM: Entenda porque Santa Cruz é considerada uma cidade privilegiada pela natureza
Publicidade
Mais sobre o Passeio da Borges
O Setor de Projetos da Secretaria de Planejamento e Governança está desenvolvendo o novo projeto para o Passeio da Borges. A proposta mantém a ideia de estreitamento da via, com uma única pista para veículos, e o alargamento das calçadas laterais, dando mais espaço e prioridade para os pedestres.
Os passeios laterais receberão cobertura e platôs com bancos, floreiras e canteiros, instalados de acordo com projeto de paisagismo. As árvores serão mantidas e a cobertura será planejada de forma a preservá-las e permitir a execução de podas e manutenções.
A proposta também prevê a instalação de um espelho d’água próximo do cruzamento com a rua Marechal Deodoro, onde deve ser aproveitada a chuva captada a partir das coberturas. A expectativa da Prefeitura é de encaminhar o projeto para licitação até o final do ano.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade