O projeto de um grande atrativo turístico anunciado no ano passado teve repercussão e dividiu opiniões em Santa Cruz do Sul. A Rua Borges de Medeiros, na quadra entre a Marechal Floriano e a Marechal Deodoro, seria transformada em uma Rua Coberta, com a ampliação da calçada e apenas uma faixa para trânsito de veículos. Na manhã desta quinta-feira, 28, data em que Santa Cruz do Sul completa 145 anos, a prefeita Helena Hermany anunciou em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 uma mudança no projeto do “Passeio da Borges”.
Agora, apenas uma parte da quadra será coberta, no local onde há maior concentração de bares e restaurantes. Mais abaixo, o local será aberto. A mudança veio após chegarem à prefeita reclamações sobre o projeto, principalmente devido às árvores. “Seria muito difícil, como que a gente iria fazer a conservação das árvores? Como que a gente iria fazer a limpeza?”, refletiu Helena.
LEIA MAIS
Publicidade
- FOTOS: Borges de Medeiros vai ser a primeira Rua Coberta de Santa Cruz
- Obras de extensão do Calçadão da Floriano e Rua Coberta vão ser licitadas no segundo semestre
O novo Passeio da Borges
Na nova proposta para o Passeio, devem ser mantidas as áreas de lazer e convivência. Há a previsão de instalação de brinquedos para crianças e uma cascata decorativa para tornar o espaço mais atrativo. Neste espelho d’água, a ser instalado na parte mais baixa da quadra – próximo do cruzamento com a Rua Marechal Deodoro -, será aproveitada a chuva captada a partir das coberturas.
No trecho, onde já há bares, restaurantes, varejo e empreendimentos da área da saúde e beleza, também serão colocados bancos, floreiras, canteiros, mesas e cadeiras na calçada. As árvores serão mantidas e, conforme a Prefeitura, a cobertura será planejada de forma a preservá-las e permitir a execução de podas e manutenções. A proposta mantém a ideia de estreitamento da via, com uma única pista para veículos, e o alargamento das calçadas laterais.
Obras começarão após o Bailinho da Borges
O ponto onde será instalada a Rua Coberta sedia um dos principais eventos da cidade: o Bailinho da Borges, durante o período do Carnaval. Para não atrapalhar a festa, as obras no local começarão apenas depois disso. “Terminou o Bailinho, começa a obra”, enfatizou Helena. Ela também não descarta que o início das obras pode ser assinado durante o próprio evento. Para garantir que já esteja tudo pronto a tempo, a Prefeitura já calcula quando o projeto será encaminhado para a licitação, com expectativa de que isso aconteça ainda em 2023.
Publicidade
Colaborou Ronaldo Falkenback.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade