Mais de 400 estudantes passaram pelo ginásio da Emef Harmonia nesSa quarta-feira, 27, quando ocorreu a primeira edição da Feira de Oportunidades, evento organizado pelo programa Cada Jovem Conta, um dos braços do Pacto Santa Cruz pela Paz, e idealizado para aproximar estudantes do mercado de trabalho, propiciando a eles um contato diferenciado com empresas dos mais diferentes ramos.
A programação teve início com uma apresentação da Banda do 7º BIB, seguida por um breve ato oficial com pronunciamentos de autoridades. Na parte da tarde a prefeita Helena Hermany acompanhou as atividades e conversou com os alunos.
LEIA TAMBÉM: Confira as atrações e ofertas do Feirão de Empregos de Santa Cruz do Sul
Publicidade
Ao todo 22 empreendimentos participaram da feira, apresentando suas vagas de aprendizagem e estágio, através de exposição em estandes e palestras. Também profissionais de diversas áreas, como artes, odontologia, direito e comunicação, contaram um pouco de suas trajetórias, falaram sobre suas profissões e interagiram com os alunos em rodas de conversa.
Além de instituições como o CIEE, parceiro do Cada Jovem Conta desde o início do ano, os alunos tiveram acesso à plataforma do Senai, a projetos da Unisc e a cursos técnicos e profissionalizantes de diversas instituições de ensino. Também esteve presente o Santa Cruz Qualifica, sistema que interliga os dados entre usuários, serviço público e as empresas do município interessadas na contratação de recursos humanos.
LEIA TAMBÉM: Feirão de Empregos de Santa Cruz é transferido devido à instabilidade do tempo
Publicidade
Empresas dos ramos de estética e beleza, varejo, entre outras, disponibilizaram vagas para jovens aprendizes e o Cemeja mostrou a importância da continuidade dos estudos em qualquer idade. Já o Programa Transformação da prefeitura, que auxilia adolescentes a desenvolverem diversos tipos de habilidades para que tenham mais facilidade na inserção ao mercado de trabalho, divulgou a oferta de oficinas.
Além dos estudantes das escolas municipais Bom Jesus, Frederico Assmann, Menino Deus, Santuário, São Canísio, Guilherme Hildebrand e Duque de Caxias, todas pertencentes ao território de abrangência do Programa Cada Jovem Conta, também participaram alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Esperança e da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário.
LEIA TAMBÉM: Aberto processo seletivo da Prefeitura de Santa Cruz; veja os cargos
Publicidade
Frequentando o 9º ano do ensino fundamental da Emef Harmonia, Gabrielli Soder dos Santos, 15 anos, está em busca de sua primeira vaga como jovem aprendiz. Durante a manhã ela circulou pelos estandes, conversou, troco ideias e se muniu de informações. “Quero começar, ter uma oportunidade para ver do que eu vou gostar”, disse.
Incentivada desde cedo a pensar no futuro, através das atividades propostas pela escola, como cursos para a construção de currículo e palestras, ela avaliou o evento como positivo ao colocar os jovens em contato com o mercado de trabalho e as várias possibilidades de carreira. “Gosto bastante da biologia, é uma área que me interessa muito. De contabilidade também gosto por causa da matemática”, contou.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura disponibilizará plataforma de cadastro de empregos para Sine e empresas locais
Publicidade
Antes da realização da Feira de Oportunidades, um ciclo de palestras, promovido pelo Cada Jovem Conta, em parceria com o CIEE, percorreu todas as escolas do território fomentando nos alunos estratégias para acesso ao mercado de trabalho, em uma ação do projeto Se liga aí.
Para a coordenadora do Programa Cada Jovem Conta na Secretaria Municipal de Educação (SEE), Cláudia da Silva, o objetivo do evento é plantar uma sementinha para que os jovens comecem a pensar e planejar o futuro. “Queremos inspirar e capacitar os alunos em sua trajetória profissional e acreditamos que essas vivências são muito importantes, essa troca de ideias, esse contato dos estudantes com os profissionais, com as empresas, com o mercado de trabalho”, avaliou.
Também estiveram presentes no ato de abertura, o secretário municipal de Educação, Wagner Machado, a coordenadora adjunta da 6ª CRE, Luciane Ferreira, a pedagoga do CIEE Lajeado, Denise Santiago da Silva, o coordenador municipal da Diversidade, Ruben Quintana, e a coordenadora do Departamento de Inclusão da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Adriele Vargas.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!