Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EM VENÂNCIO AIRES

Linha Isabel festeja os 150 anos da comunidade

Foto: Albus Produtora

Desde o início da manhã de domingo, público comemorou os 150 anos da chegada dos imigrantes que deram origem à localidade

O dia 24 de setembro de 1873 entrou para a história de Venâncio Aires. Essa é a data que marca o início da colonização do local que atualmente chama-se Linha Isabel. Entre os 33 imigrantes alemães estava Franz Lahr, trisavô de Valdir Pedro Lahr que, com sua esposa Orsênia, coordenou a equipe de organização dos 150 anos da localidade.

A comemoração foi muito além da festa realizada neste domingo, 24, no ginásio da comunidade. O grupo com cerca de cem voluntários promoveu encontros e fez pesquisa histórica para documentar a presença e o trabalho daqueles que deram início ao desenvolvimento em diferentes frentes de atuação.

LEIA TAMBÉM: Estreia do documentário “O Lado Negro de Venâncio” fez história no município

Publicidade

“Fizemos 14 encontros com levantamento na comunidade que será transformado em livro, além de um filme”, antecipou Valdir, que festejava a boa presença de público desde o começo da manhã, com alvorada festiva seguida de culto ecumênico. O dia foi incrementado com desfile temático, almoço e muito baile com bandas.

Trineto de um dos primeiros moradores, Valdir e esposa Orsênia coordenaram equipe

Segundo Valdir, além dos moradores da comunidade, muitos que nasceram no local e, por motivos diversos, mudaram-se acabam voltando para comemorar com seus familiares. Eles puderam acompanhar a inauguração de uma placa referente aos 150 anos de imigração, que foi descerrada na parte da frente do ginásio comunitário.

LEIA TAMBÉM: Lei Paulo Gustavo destinará mais de R$ 600 mil para projetos culturais de Venâncio Aires

Publicidade

Exposição e artesanato

O público que foi comemorar os 150 anos da imigração que resultou na formação de Linha Isabel pôde conferir a exposição de artigos de trabalho e históricos, que fizeram parte do dia a dia daqueles que colonizaram a localidade. O material, somado a parte do acervo do Museu de Venâncio Aires, ficou exposto no Salão Ludwig, ao lado do ginásio comunitário.

Maristela Petry e Tânia Heinen apresentaram as suas obras em diferentes materiais

Também foi oportunizada a chance de ter uma lembrança do evento, com a apresentação de trabalhos manuais feita pelo Grupo de Artesanato Municipal. Tânia Maria Heinen e Maristela Teresinha Petry estavam em um dos gazebos com os itens à venda. “Colaboramos com um presente para o sorteio durante a festa e estamos apresentando nosso trabalho”, contou Maristela, que reforçou a presença do grupo em outros eventos comunitários.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.