Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AÇÃO

Semana Lixo Zero é lançada em Santa Cruz do Sul com foco na conscientização

Foto: Freepik

Foi lançada nessa sexta-feira, 15, por meio de uma reunião on-line, a 5ª Semana Lixo Zero (SLZ) de Santa Cruz do Sul. Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, uma das embaixadoras do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Betina Bender, disse que cerca de 30 pessoas participaram, entre elas o secretário municipal de Meio Ambiente, César Cechinato e o ambientalista José Alberto Wenzel, além do grupo de voluntários da ILZB em Santa Cruz, representantes de escolas, empresas e outras instituições.

Conforme informações do documento apresentado na reunião, a Semana Lixo Zero, promovida pelo ILZB, é uma plataforma mobilizadora por nichos que tem como objetivo empoderar e trazer soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada. Já o Instituto Lixo Zero Brasil se caracteriza por ser uma organização civil sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, reestruturação e controle sobre o lixo produzido.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Sem valor para uns, sustento para outros

Publicidade

Em Santa Cruz, a Semana do Lixo Zero se tornou a lei municipal 9.347, em 26 de julho de 2023. De acordo com Betina, a programação desta edição será realizada entre 20 e 28 de outubro. “O conceito principal do Lixo Zero é evitar que os resíduos sejam enviados para o aterro. Isso quer dizer que os separamos e destinamos corretamente para que no final sobrem poucos”, afirmou sobre o objetivo da semana. Nesta edição, o tema será Acordo Social: Um caminho para a transformação de cidades.

Por enquanto, o evento tem apenas uma atividade fixa, que é o Dia D, normalmente realizado na quarta-feira, em que é estimulado o não uso de sacolas plásticas para guardar compras no supermercado. No entanto, quem tiver interesse pode registrar uma atividade a ser realizada durante a programação. “Agora vem a parte de as pessoas, junto de suas equipes, desenvolverem ações que permaneçam e sejam implantadas para crescer o nível da cidade”, destacou.

LEIA TAMBÉM

Como participar

Interessados pela causa podem contribuir com a programação, até o dia 6 de outubro, e realizar ações como workshops, oficinas, congressos, bate-papos, intervenções artísticas e outras atividades. Para participar, basta cadastrar uma ação, preparar o que será preciso para a realização, convidar pessoas para participarem e estar presente. As inscrições devem ser realizadas por um formulário disponível AQUI

Publicidade

Colaboraram Leandro Porto e Aline Silva.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.