Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

OPERAÇÃO TRANSILVÂNIA

Traficantes se depararam com agentes da Draco ao irem enterrar maconha

Foto: Cristiano Silva

Droga apreendida pela Draco

Entre os bastidores da Operação Transilvânia, que apreendeu mais de 50 quilos de maconha nessa segunda-feira, 11, em Santa Cruz do Sul, está que, enquanto os agentes retiravam da terra um tonel que continha 30 peças de maconha, dois criminosos carregavam outro para ser enterrado, porém, ao longe, viram a movimentação dos policiais e correram. “Largaram tudo. A pá, um casaco e o tonel, com outras 45 peças de maconha que foram deixadas, e sumiram pelo mato”, explicou Menezes.

LEIA MAIS: VÍDEO: Draco apreende mais de 50 quilos de maconha no Bairro Santuário

Descobriu-se, no decorrer das investigações, que os 10 quilos de maconha apreendidos pela Draco em um veículo na RSC-153, na última terça-feira, vinham dos mesmos matos, no Santuário. Foi a terceira incursão da Draco na região aos fundos do Loteamento Berçário Mãe de Deus, que tem um indivíduo da facção como guardião dos entorpecentes. Em 2019 já haviam sido desenterrados tonéis no local. Em fevereiro de 2021 houve uma operação na qual 12 quilos de drogas, balanças de precisão, radiocomunicadores, carregadores de pistola, munições e até camisetas falsas da Polícia Federal foram apreendidos.

Publicidade

“Esse mesmo homem foi absolvido em outro processo criminal. O advogado alegou que o ponto onde estava a droga era alguns metros depois da cerca da propriedade dele. Mas é óbvio que traficantes não enterram na sua propriedade, eles enterram no pátio dos outros, ou nessa área que ninguém sabe de quem é, inóspita”, enfatizou o delegado regional. Com a apreensão dessa segunda-feira, a Draco totaliza 823,5 quilos de maconha apreendidos no ano.

Coordenados por Menezes, policiais civis localizaram grande quantidade de entorpecentes em uma área de mata no Santuário | Foto: Cristiano Silva

A apreensão dessa segunda

Enterrada embaixo de uma área de mata, aos fundos do Loteamento Berçário Mãe de Deus, no Bairro Santuário, em Santa Cruz do Sul, uma grande quantidade de maconha, pertencente à facção Os Manos, foi localizada e apreendida na chamada Operação Transilvânia, deflagrada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

LEIA TAMBÉM: Presos por assassinato de mulher em Santa Cruz são tio e sobrinho

Publicidade

Os policiais encontraram 75 pacotes do entorpecente, que pesaram 52,9 quilos. A ofensiva foi coordenada pelo delegado regional Luciano Menezes. Segundo ele, a droga transgênica localizada possui alto grau de pureza, com tetra-hidrocanabinol (THC) em nível superior. O local onde ocorreu a operação, aos fundos da Rua Guarda de Deus, quase às margens do Rio Pardinho, é conhecido nos meios policiais.

“Era um ponto que, no passado, estava sendo usado pela facção Os Manos para armazenamento de drogas na modalidade de enterrar tonéis. Por razões de algumas operações que foram exitosas, esse local já havia deixado de ser esconderijo. Recentemente, descobrimos que os criminosos da facção teriam retornado àquelas imediações da mata, que é vasta, e estariam escondendo drogas ali de novo”, comentou Menezes.

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.