Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

22ª ROMARIA

Diocese troca caminhada por celebrações nas paróquias

Missa seria realizada no Altar-Monumento do Seminário São João Batista

A Diocese de Santa Cruz do Sul decidiu suspender a 22ª Romaria da Santa Cruz na modalidade de caminhada e santa missa no Seminário São João Batista, em Linha Santa Cruz, prevista para este domingo, 10. O bispo dom Aloísio Alberto Dilli anunciou nessa quinta-feira, 7, que cada paróquia vai realizar localmente a celebração, com missa e outras formas de oração comunitária. Dessa maneira, o encontro está cancelado.

A nota sobre a alteração da celebração, assinada pelo vigário geral e chanceler Leandro José Lopes, explica que a enchente no Vale do Taquari atingiu vários municípios do território diocesano. “As intempéries resultaram não apenas no cenário de destruição de residências, prédios comerciais e públicos, mas, sobretudo ceifaram vidas humanas, aumentando a experiência da fragilidade e da impotência humana diante da morte.”

RELEMBRE: FOTOS: fiéis demonstram devoção na 21ª edição da Romaria da Santa Cruz

Publicidade

O texto ressalta ainda que “neste cenário de desolação, a fé na palavra do Senhor Jesus, que disse ‘toma tua cruz e segue-me’ (Lucas 9,23), assume a impotência diante das forças da natureza e da própria morte para transportar-nos à esperança na ressurreição. Assim, como o Senhor Jesus viveu a experiência da dor, somos convidados a ficar e permanecer com Ele para viver essa hora de nossas vidas, para com Ele ressuscitarmos, porque somente no amor de Deus a vida pode ser salvaguardada”.

Leandro Lopes explica no comunicado que, devido ao cenário em consequência da enchente no Vale do Taquari, a modalidade local da romaria nas paróquias, no próximo domingo, deverá caracterizar-se, em primeiro lugar, pela fé e confiança divina. “O fruto da confiança em Deus é a esperança que nos dá a coragem e o entusiasmo para nos reerguer e prosseguir nossa peregrinação e construção de uma sociedade fraterna”, ressalta o texto da Diocese de Santa Cruz.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: restaram destroços e lama, onde havia casas e histórias em Roca Sales

Publicidade

Em segundo lugar, de acordo com a nota, “a esperança na ressurreição manifesta-se na caridade cristã: amar como o Senhor nos amou! Somos não apenas convidados, mas impelidos pelo amor a Deus, à solidariedade com as vítimas das enchentes. Essa solidariedade se expressa em gestos concretos de ajuda aos necessitados, com a doação de: gêneros alimentícios, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, doações de móveis (fogões, geladeira, utensílios domésticos), doações financeiras para ajudar as pessoas a reconstruir suas casas. Aquele que escutar o que o Espírito fala ao seu coração saberá como fazer”.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.