O espectro da faixa 3,5 GHz para a tecnologia do 5G será liberado pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) para mais 212 municípios brasileiros na próxima quarta-feira, 13. A lista inclui Santa Cruz do Sul e outros 16 municípios do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra.
A informação foi divulgada na última sexta, 1º, pelo conselheiro da Anatel, Moisés Moreira. Seis estados terão cidades contempladas: além do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Dos 212 municípios, 170 possuem menos de 30 mil habitantes.
LEIA TAMBÉM: Município da região pode ser o próximo contemplado com internet 5G
Publicidade
A liberação não significa necessariamente que a tecnologia 5G estará imediatamente disponível nestes municípios. Isso dependerá das estratégias internas de cada operadora. A versão “pura” da tecnologia, o 5G standalone, estará disponível em mais de 2 mil cidades a partir da liberação. O prazo é considerado “extremamente recorde” por Moreira.
Confira os municípios da região contemplados:
- Boqueirão do Leão
- Candelária
- Cerro Branco
- Gramado Xavier
- Herveiras
- Mato Leitão
- Pantano Grande
- Passa Sete
- Passo do Sobrado
- Rio Pardo
- Santa Cruz do Sul
- Segredo
- Sinimbu
- Vale do Sol
- Vale Verde
- Venâncio Aires
- Vera Cruz
No Rio Grande do Sul, além do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra, cidades das regiões Norte, Sul, Campanha e Vale do Taquari terão o sinal liberado.
Com informações da Teletime
Publicidade