Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Organização promete desfile de 7 de Setembro mais dinâmico neste ano

Foto: Alencar da Rosa

Prefeita acendeu a pira na Praça Siegfried Heuser, dando início à Semana da Pátria

Santa Cruz do Sul realizou na manhã dessa sexta-feira, 1º, a abertura oficial da Semana da Pátria. A cerimônia ocorreu na Praça Siegfried Heuser, antiga Estação Férrea. A banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) apresentou os hinos nacional, rio-grandense e municipal, acompanhada de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Bairro Aliança.

A chama, que estava no quartel do 7º BIB desde o dia 21 de agosto, foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros e por demais militares do batalhão. Após a chegada, o fogo foi entregue à prefeita Helena Hermany, que acendeu a pira em frente à escultura Homem de Ferro. De lá, ele foi levado para a Praça da Bandeira, onde ficará até a próxima quinta-feira, 7. No local ocorrerá a vigília do fogo simbólico, com hora cívica diária às 8 e às 17 horas. Ele será guarnecido por representantes das entidades que compõem a comissão organizadora da Semana da Pátria. 

LEIA TAMBÉM: Elmar Becker é reeleito para presidir a Associação Fenachim

Publicidade

As comemorações da Independência do Brasil têm como tema nacional o Centenário do Falecimento de Rui Barbosa de Oliveira – O Águia de Haia, e como tema estadual, Centenário da Revolução de 1923 – Revolução Assisista. A temática municipal escolhida para a programação deste ano foi Rumo à Sustentabilidade: Olhares que Transformam. O secretário de Cultura, Marcelo Corá, elogiou a decisão. “Acho que o tema conversa muito com Santa Cruz e com o momento que estamos tratando. Sustentabilidade é manter o que temos e avançar adiante”, afirmou.

Corá também citou o homenageado deste ano, o ex-prefeito José Alberto Wenzel. “Ele foi muito feliz quando falou que Santa Cruz é uma cidade que pode se tornar exemplo de sustentabilidade”, disse. Mencionou ainda o desfile de 7 de setembro, um dos pontos altos da Semana da Pátria. Neste ano, o evento será realizado de maneira mais dinâmica, de acordo com o secretário. “Será menor, porque no ano passado fizemos o maior desfile de todos os tempos, com mais de 5 mil pessoas. Porém, não vai perder o brilho e nem sua representatividade.”

LEIA TAMBÉM: Livro resgata o legado político de Siegfried Heuser

Publicidade

Atenção para as questões climáticas

O homenageado da Semana da Pátria deste ano, o geólogo, analista ambiental, escritor e colunista da Gazeta do Sul José Alberto Wenzel esteve na cerimônia e disse que ser homenageado aos 71 anos gera uma sensação de leveza e densidade. “Leve pela gentileza de receber essa distinção em uma semana tão importante. Mas também denso, pela responsabilidade. Isso não é um coroamento, mas um impulso para que sigamos adiante.”

José Alberto Wenzel: rumo à sustentabilidade | Foto: Alencar da Rosa

Wenzel também parabenizou a administração municipal pela escolha do tema. “Rumo à sustentabilidade, ou seja, a caminho. Mas não qualquer um, o caminho dos olhares transformantes.” Ele comentou sobre a necessidade da atenção ao meio ambiente, visto que o mundo está se debruçando para as questões climáticas. “As pessoas estão vendo que, se não tivermos um olhar transformador, rumo a um novo momento, vamos sucumbir”, frisou.

OPINIÃO: Setembro chega com tudo!

Publicidade

O homenageado acredita que todos precisam seguir iniciativas para maior preservação do meio ambiente. “Podemos nos tornar uma cidade modelo no âmbito ambiental, para mostrar às pessoas como se faz. Se pudermos ser um pouco de cada um, poderemos ser o muito de todos”, enfatizou. Wenzel ainda agradeceu pela honraria e pediu uma salva de palmas ao Cinturão Verde, destacando que todas as pessoas precisam estar mais comprometidas com o meio em que vivem.

Programação do desfile de 7 de Setembro

Dando continuidade à programação da Semana da Pátria, neste sábado, 2, foi realizado um ato cívico na subprefeitura de Linha Santa Cruz. O desfile de 7 de setembro, com participação de escolas, projetos sociais, entidades e militares, terá início às 9 horas, na Rua Ernesto Alves, com saída pela Rua Borges de Medeiros e terminando na Senador Pinheiro Machado. O encerramento das festividades será na Praça da Bandeira, às 17h30, com a solenidade de extinção do fogo simbólico.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.