Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Ambulatório de Doenças Infecciosas da Unisc atende, em média, 20 pacientes por mês

Foto: Bruna Lovato

Atendimento é feito pela professora Cristiane Hernandes e por estudantes

Desde março de 2020, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tem o Ambulatório de Doenças Infecciosas do Serviço Integrado de Saúde (SIS). O projeto de extensão, vinculado ao Curso de Medicina, funciona nas quartas-feiras e atende uma média de 20 pacientes por mês de forma gratuita. A iniciativa é coordenada pela professora Cristiane Pimentel Hernandes.

Apesar da vinculação ao Curso de Medicina, o projeto permite a interface com todos os demais cursos da área da saúde da universidade, como Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia. “A disponibilidade de um ambulatório de atendimento médico e multiprofissional, com ênfase nas doenças infectocontagiosas e parasitárias no contexto universitário, traz benefícios à população, como acesso à saúde, assistência precoce às suas patologias, prevenção de agravos e de disseminação das doenças transmissíveis”, explica.

Parte dos estudantes que atuam no projeto e a professora Cristiane (centro)

LEIA TAMBÉM: SIS da Unisc tem mais de 25 anos de atuação em prol da saúde

Publicidade

Apesar de ser um ambulatório de especialidade clínica (nível secundário), a infectologia se aproxima muito da atenção primária à saúde, se utilizando de conceitos como integralidade e longitudinalidade no cuidado do indivíduo. “O projeto tem uma abrangência regional, aliviando a pressão sobre a rede de saúde, e servindo de campo de ensino e aprendizagem para a comunidade acadêmica”, fala.

O atendimento é feito pela professora e por estudantes nas quartas-feiras, das 8 horas ao meio-dia. A comunidade pode ser encaminhada para atendimento no ambulatório por qualquer profissional da saúde. Ainda, as marcações podem ser feitas diretamente no SIS, no bloco 31 da Unisc, ou pelo telefone (51) 3717-7480. “As doenças tratadas aqui são as mais diversas, desde infecções virais e bacterianas simples até doenças fúngicas e parasitárias mais complexas”, esclarece.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.