A tarde dessa quinta-feira, 31, foi de emoção porque se tratou da realização de diversos sonhos. Integrantes do grupo da terceira idade que na infância e adolescência não puderam estudar por falta de incentivo ou por precisarem trabalhar tiveram oportunidade de participar do projeto Sonho de Leitura, parceria da Prefeitura com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). As aulas de alfabetização serão ministradas por estudantes do curso de Pedagogia e inicialmente ocorrerão na sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Beatriz Frantz Jungblut, no Bairro Santa Vitória, duas vezes por semana.
O evento de lançamento contou com a presença de secretários municipais e da prefeita Helena Hermany, que, emocionada, falou sobre a alegria em dar início ao projeto. “Além do conhecimento, a leitura dá autonomia e autoestima e vocês vão ficar mais independentes”, afirmou aos integrantes do projeto. Helena também destacou a importância de realizar sonhos, independentemente da idade.
LEIA TAMBÉM: Curso prepara profissionais para o mercado de trabalho; saiba como se inscrever
Publicidade
A secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, destacou o trabalho feito pela diretora de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, que atuou junto ao Cras para conseguir oportunizar a iniciativa. “Às vezes é algo simples: uma placa em um ônibus, a etiqueta no supermercado, é poder fazer a leitura na missa. Passa pela dignidade das pessoas”, disse Roberta.
De acordo com a responsável pelo Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), Silnara Noronha, a concretização do Sonho de Leitura vem sendo desejada há mais de 12 anos. Ela contou que os integrantes do grupo estavam cansados de situações em que precisavam identificar informações por desenhos no supermercado ou perguntar para pessoas na parada sobre algum ônibus. “Eles poderão ver o mundo com outros olhos, com o olhar da leitura.”
LEIA TAMBÉM: Programa Nós por Elas é apresentado na Semana Acadêmica da Comunicação da Unisc
Publicidade
A prática educativa, que objetiva construir com os idosos conhecimentos de leitura e escrita, vai ser orientada por professores da Unisc responsáveis pela disciplina Estágio em Espaços Não escolares. Também presente no evento, a assessora de Relações Interinstitucionais da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, fez um discurso comovido e parabenizou o grupo que pretende adquirir conhecimento. “Não tem idade para aprender, a gente aprende por toda a vida.”
Determinação e conhecimento
“Eu queria muito, porque estudei só até a 4ª série. Estou com 60 anos, tem tempo ainda para ser feliz e talvez até trabalhar em algum lugar, completar o colegial. Agradeço muito à Silnara Noronha e à prefeita Helena Hermany por ter dado essa oportunidade para nós. Estou muito feliz. Muito feliz mesmo!”
“Era um grande sonho, me arrepio quando falo. Eu não sei ler, só sei assinar o nome de tanto treinar no caderno para poder trabalhar em alguma firma, porque se não tivesse o nome assinado, não poderia. É um sonho que vou levar comigo quando eu partir, porque isso ninguém me tira. Nem tenho palavras para falar. Eu vou focar para aprender.”
Publicidade
“Sei ler pouca coisa. Um dia me interessei em saber mais, fui fazer umas preces na missa e teve alguém que passou e falou: ‘colocaram uma analfabeta para fazer a leitura’. Aquilo me magoou bastante e agora eu preparo as missas, mas quando chega na leitura eu passo para outra pessoa, porque não me acho mais capaz. Decidi lutar e aprender. Isso é um sonho de muitos anos.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade