Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

meio ambiente

Vera Cruz vai ter jardim botânico

Foto: Lula Helfer/Banco de Imagens

A comunidade vera-cruzense vai conseguir realizar um sonho antigo: transformar o Parque de Preservação Ambiental de Vera Cruz em um jardim botânico. A Prefeitura, em conjunto com o professor universitário Jair Putzke, elaborou um projeto e conquistou, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, licença para captar recursos e implantar as melhorias necessárias na área e inaugurar o jardim botânico.

Quando isso se tornar realidade, será o quinto do Rio Grande do Sul. De acordo com o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, o primeiro passo foi fazer um diagnóstico do Parque Ambiental. “O professor Jair Putzke constatou que a área tem todas as características para se transformar em jardim botânico”, contou, em entrevista concedida à Rádio Gazeta FM 107,9, nesta quinta-feira, 31.

LEIA TAMBÉM: Expectativa é de que Barragem Dona Josefa esteja operando no fim do próximo verão

Publicidade

Em seguida, a administração se ocupou de elaborar a legislação, para que, a partir do projeto aprovado junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, seja possível captar recursos. A ideia é investir na conclusão do cercamento, na melhora da infraestrutura do local, instalação de trilhas, roteiros e estrutura para visitação de escolas e educação ambiental.

A busca por recursos pode ser feita através do Fundo Estadual do Meio Ambiente e, também, com empresas parceiras. “É uma notícia muito boa para Vera Cruz. A área é muito bonita, nobre, central”, avaliou. Assim que possível, o jardim botânico será aberto a toda a comunidade do município e da região, para conheçam as espécies presentes no local, além de um acervo do professor Jair Putzke, que também deve ser instalado lá. “Será uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem a vegetação local”, apostou o prefeito.

LEIA TAMBÉM: Município da região pode ser o próximo contemplado com internet 5G

Publicidade

Não há prazo para que o jardim botânico seja inaugurado. “Estamos trabalhando na captação de recursos”, afirmou. Gilson Becker revelou, ainda, que já há tratativas com empresas que desejam ser parceiras neste projeto. A iniciativa vai destacar a variedade da flora e da fauna da região, em uma área de, aproximadamente, 15 hectares, localizada na Rua Carlos Wild, com prolongamento na Rua Thomaz Gonzaga, no Bairro Araçá. O orçamento estimado para a implantação do jardim botânico é de R$ 550 mil.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.