Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EXÉRCITO

Sexta-feira foi de homenagens aos soldados em Santa Cruz

Foto: Rafaelly Machado

Militares de Santa Cruz do Sul celebraram a data com as tradicionais apresentações

O 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) realizou uma celebração pelo Dia do Soldado na manhã dessa sexta-feira, 25. A solenidade teve a entrega de medalhas e diplomas de reconhecimento, além do compromisso à bandeira nacional pelos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) e pelos soldados incorporados durante o ano.

LEIA MAIS: Dia do Soldado é celebrado há cem anos no Brasil

O primeiro agraciado foi o soldado João Álvaro Vargas dos Passos. Ele recebeu a Medalha de Praça Mais Distinta por ter obtido o melhor conceito global dos soldados do efetivo variável incorporados em 2023, nos quesitos de instrução, comportamento, assiduidade e pontualidade, além de apresentação pessoal e espírito militar. Destacou-se pelos preceitos que materializam a disciplina, a hierarquia, o cumprimento de seus deveres e a assimilação da instrução militar. 

Publicidade

Foram entregues também os diplomas de melhor atirador combatente ao soldado Jean Carlos Wink e de melhor aptidão física a Ezequiel Ademar Rodrigues. As distinções são concedidas aos soldados incorporados anualmente nas organizações militares formadoras de reservistas de primeira categoria que tenham se destacado nas atividades. A finalidade é incentivar os recrutas a desenvolver atributos necessários à obtenção de excelentes desempenhos. 

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) também foi lembrada pelo 7º BIB e recebeu o diploma de colaboradora emérita do Exército Brasileiro. Ele foi entregue para o pró-reitor administrativo, Heron Sérgio Begnis, que na ocasião representava o reitor da universidade, Rafael Henn. O título foi concedido em reconhecimento pelos serviços prestados para a unidade militar. “Como a universidade é da comunidade, nós precisamos estar próximos a todas as forças, e o Exército Brasileiro tem sido um parceiro presente”, disse Begnis. 

LEIA TAMBÉM: Relembre a história de Adolpho Pritsch, Voluntário da Pátria

Publicidade

Tradição

O comandante do batalhão, tenente-coronel Marcelo Soares, exaltou a memória do patrono do Exército, Duque de Caxias, e falou sobre a importância dos soldados. “Soldados, graças a vocês contamos com um exército forte, capaz e coeso, respeitado nacional e internacionalmente, cuja história funde-se com a própria história da nação brasileira”, afirmou. Ainda em seu pronunciamento, ele saudou os civis e militares que receberam as honrarias durante a cerimônia. Nessa sexta-feira, celebrou-se o centenário do Dia do Soldado.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.