Esta terça-feira, 15, seria um dia especial para a atriz carioca Léa Garcia. À noite, ela receberia o Troféu Oscarito, tradicional premiação do Festival de Cinema de Gramado. Porém, durante a madrugada, a artista foi vítima de um infarto no hotel onde estava hospedada na cidade da Serra Gaúcha. Ela foi levada ao Hospital Arcanjo São Miguel, mas morreu antes de dar entrada na casa de saúde. A informação foi confirmada pelo seu filho e empresário, Marcelo Garcia, que a acompanhava na viagem.
Com 90 anos de vida e mais de 70 de carreira, Léa Lucas Garcia de Aguiar somou um currículo de sucesso e foi um símbolo da representatividade negra nas telas. Foram mais de cem produções, com papéis marcantes nas novelas Selva de Pedra, Escrava Isaura, Xica da Silva e O Clone. Ela também já tinha sido vencedora de quatro Kikitos no Festival de Gramado, por seus papéis nos filmes Filhas do Vento, Hoje tem Ragu e Acalanto.
LEIA TAMBÉM: Dois curta-metragens assinados pela produtora Pé de Coelho Filmes concorrem em Gramado
Publicidade
Em nota, o festival revela que possíveis alterações na programação serão anunciadas em breve. Na noite desta terça, Léa receberia o Troféu Oscarito junto a Laura Cardoso, outra artista de extensa carreira. Esta seria a primeira vez que duas mulheres receberiam juntas a tradicional premiação, entregue desde 1990 a atores e atrizes de relevância no cinema nacional.
Homenagem em Santa Cruz
Léa Garcia também já marcou presença no Festival Santa Cruz de Cinema. Em 2020, a atriz foi a homenageada da 3ª edição do evento. Porém, ela não chegou a visitar a cidade devido à pandemia de Covid-19, forçando a mostra a acontecer em formato digital. Mesmo assim, a artista concedeu duas entrevistas à equipe da Gazeta do Sul e Portal Gaz, as quais você pode conferir abaixo.
- ENTREVISTA: Léa Garcia é a homenageada do 3º Festival Santa Cruz de Cinema
- ENTREVISTA: ‘queremos o reconhecimento do nosso trabalho’, diz Léa Garcia
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade