Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LITERATURA

Luís Beck Neto lança segundo livro

Foto: Iuri Fardin

O autor realizou uma sessão de autógrafos para amigos e convidados na Iluminura

O escritor Luís Beck da Silva Neto lançou na tarde desse domingo, 13, em Santa Cruz do Sul, o segundo livro. Reverberações do humano: Que salvam da rotina traz crônicas com reflexões sobre a atuação profissional e relação do médico com os pacientes, bem como questões sobre o comportamento humano e as relações pessoais. O evento foi realizado na Livraria e Cafeteria Iluminura, onde ocorreu ainda a sessão de autógrafos. Entre os presentes estava o também escritor Aidir Parizzi, prefaciador da nova obra.

Segundo o Beck, o título não é abstrato e reflete a proposta do livro: apresentar aos leitores experiências vividas ao longo dos últimos anos e que provocaram reverberações. Isto é, pensamentos que ficaram na mente do autor por um longo tempo. “São situações que ‘grudaram’ em mim, então percebi que se eu escrevesse, elas saíam da minha cabeça para o papel”, conta.

LEIA TAMBÉM: Oktober Karte é a grande novidade da 38ª Oktoberfest; confira

Publicidade

Segundo ele, a escrita se tornou uma necessidade para aliviar e renovar a mente, permitindo a reflexão sobre outras temáticas. “Lendo, a pessoa entende o que eu estou falando. São coisas ocorridas dentro do consultório, no hospital, em uma viagem ou mesmo com a minha família”, acrescenta. Beck diz que essas inquietações passaram a acontecer com muito mais frequência depois do nascimento do filho. “Tenho a impressão que antes as coisas não me marcavam tanto, eu cumpria a rotina. Depois de ser pai, as experiências passaram a chamar mais a atenção para o significado emocional.”

Todos os relatos presentes no livro ocorreram depois da paternidade. O fato de o lançamento ter sido feito no Dia dos Pais, porém, foi uma coincidência. O motivo foi a presença de Aidir Parizzi em Santa Cruz do Sul, que possibilitou um reencontro entre os dois após 40 anos. “Ele é meu amigo de infância e, apesar de nos correspondermos durante todas essas décadas, eu não via ele desde os meus 12 anos”, observa Beck. Parizzi mora na Inglaterra, mas viaja constantemente pelo mundo. “Quando o convidei para fazer o prefácio, ele estava na Coreia do Sul e me mandou de lá, mesmo sem me ver há tanto tempo.”

Amigos, Beck e Parizzi se reencontraram após 40 anos para o lançamento do livro em Santa Cruz do Sul, na tarde desse domingo | Foto: Iuri Fardin

LEIA TAMBÉM: Veja onde comprar e quanto custam os ingressos para entrada no parque durante a 38ª Oktoberfest

Publicidade

Quem é o autor

Natural de Santa Cruz do Sul, Luís Beck da Silva Neto é médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado e doutorado em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela mesma instituição, onde hoje atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares. É também médico cardiologista em dois hospitais da Capital e revisor de artigos para importantes periódicos científicos internacionais. Como escritor, já havia publicado, em 2018, Crônicas de um médico, neto, filho e pai.

Serviço

  • O quê: Reverberações do humano: Que salvam da rotina, de Luís Beck da Silva Neto
  • Onde: Livraria Iluminura, livrarias de Porto Alegre e internet nos sites da Editora BesouroBox e Amazon.
  • Quanto: R$ 50,00 (preço médio)

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.