O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, esteve em Porto Alegre nesta quinta-feira, 3, na sede da Aegea, para a primeira reunião após a confirmação de privatização da Corsan. O objetivo é debater os planos da empresa para o município e as necessidades de investimentos para o abastecimento de água e tratamento de esgoto nos próximos anos. O grupo venâncio-airense foi atendido pela gerente de Relações Institucionais, Fernanda Borges, que ficará responsável pela regional da qual Venâncio Aires está inserida.
Na oportunidade, além de apresentar um diagnóstico recebido sobre Venâncio Aires, a Aegea realizou uma breve apresentação sobre a constituição societária e os objetivos da empresa com relação a água e o saneamento no Rio Grande do Sul. Com 22.119 economias atendidas pela empresa na Capital do Chimarrão, atualmente apenas 5% do esgoto está sendo tratado e chega a 49% o índice de perda de água tratada no município.
LEIA TAMBÉM: Ministério Público monitora o preço da gasolina em Santa Cruz
Publicidade
Com meta de alcançar 90% de saneamento até 2033 e 100% de água, a Aegea prevê investimentos de R$ 180 milhões no período. “Essa é a previsão que temos hoje, mas não trabalhamos com plano de obras, mas de performance. Para isso, investiremos o que for preciso”, ressaltou a representante da empresa.
O prefeito Jarbas da Rosa levou à Aegea três pontos que ele chamou de cruciais para Venâncio Aires: a garantia do abastecimento de água, especialmente nos meses de verão; o avanço na extensão de redes para novos loteamentos, atendendo assim o plano de expansão da cidade; e a garantia de qualidade da água oferecida. “Essa é nossa prioridade. Além disso, precisamos tratar dos passivos deixados pela Corsan, especialmente com relação a repavimentação de ruas abertas”, declarou Jarbas da Rosa.
LEIA TAMBÉM: Custo da cesta básica em Santa Cruz tem redução de 4,3% em julho
Publicidade
Nos próximos dias, um novo encontro entre as equipes técnicas da companhia e Administração Municipal vai ajustar interesses de projetos já em execução e futuros.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade