Sinimbu inaugurou na tarde dessa quarta-feira, 26, a Sala do Empreendedor. O serviço será conduzido em parceria entre a Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o objetivo de facilitar a abertura de novas empresas, auxiliar no desenvolvimento das já existentes e oferecer dicas e orientações sobre o ingresso dos empresários locais nos processos licitatórios abertos pelo Município.
A prefeita Sandra Backes ressaltou a importância de um comércio forte para o desenvolvimento de Sinimbu e colocou a Prefeitura à disposição como uma instituição onde os comerciantes podem buscar apoio, não somente resolução para problemas. “Nós queremos ser os facilitadores. A desburocratização é muito importante dentro das prefeituras e pretendemos, por meio da Sala do Empreendedor, fazer essa aproximação”, disse a chefe do Executivo.
LEIA TAMBÉM: Partiu Natureza levou dezenas de pessoas ao interior de Sinimbu
Publicidade
Sandra ressaltou que, atualmente, a Prefeitura quase não realiza mais compras sem a abertura de licitação. Diante desse cenário, segundo ela, é notório que grande parte das mercadorias e serviços adquiridos vem de outros municípios do Rio Grande do Sul e até mesmo de outros estados. “Enquanto isso, as empresas locais não conseguem se adequar para participar da concorrência.”
O gestor regional de políticas públicas do Sebrae, Alexandre Schmitt, trouxe dados que corroboram a fala da prefeita. De acordo com ele, Sinimbu licitou mais de R$ 15 milhões no ano passado, mas 70% desse montante foi repassado para empresas de outros lugares. “Tudo isso se transformou em imposto, emprego e renda fora daqui.” Schmitt citou ainda que Sinimbu tem 438 empresas registradas, das quais 223 são Microempreendedor Individual (MEI). Se forem consideradas ainda as Microempresas (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP), esse número salta para 415.
LEIA TAMBÉM
- FOTOS: graxeira no interior de Sinimbu conta a história da riqueza do interior
- FOTOS: Desafio de Inverno Gasima movimenta atletas em Santa Cruz e Sinimbu
“A Sala do Empreendedor busca ser esse ponto de referência para tirar dúvidas e conhecer um pouco mais do funcionamento da administração municipal”, frisa. Vale ressaltar que o Sebrae não terá um profissional ou equipe destacado exclusivamente para atender Sinimbu, o que será feito pelo núcleo regional. Na Prefeitura, o primeiro contato deve ser feito com a servidora Julia Swarowsky, no Departamento de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente. O telefone é o 3708 1313, pelo ramal 9.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade