Quando chega o verão, é comum guardar cobertores, edredons, cachecóis, blusas grossas e outros adereços característicos do inverno bem no fundo do armário. Quando os dias mais gélidos voltam e o uso desses itens se faz necessário, é muito importante que eles sejam higienizados adequadamente, caso contrário, você pode ter crises de alergia.
“Isso porque essas vestimentas, que foram guardadas em ambiente sem ventilação, com pouca luminosidade e, por vezes, com pontos de umidade, são receptáculos perfeitos para os ácaros, podendo acumular milhões deles. E também fungos – elementos que desencadeiam casos de alergia”, explica Gilvana Brescovit, proprietária da lavanderia Santa Passadeira. Sintomas como falta de ar, obstrução nasal, tosse, coceira nos olhos, coceira ou irritação na pele podem indicar uma alergia causada por esses fatores.
LEIA TAMBÉM: Confira dicas para garantir a durabilidade das roupas
Publicidade
Segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), o principal alérgeno, no Brasil, é o ácaro da poeira domiciliar, responsável por cerca de 80% das alergias respiratórias.
Onde lavar
Embora a lavagem caseira seja possível, nem sempre as máquinas suportam o volume e o peso das cobertas, o que torna lavar cobertor em casa algo mais complicado. Nesse caso, a dica é procurar uma boa lavanderia, que certamente contará com os equipamentos e produtos adequados para higienizá-los e secá-los da melhor forma. Além disso, quando edredons, cobertores e roupas de inverno passam por uma limpeza especializada como as realizadas em lavanderia, as peças voltam não só cheirosas, mas também limpas e livre de fungos e ácaros.
LEIA TAMBÉM: Famílias do interior de Santa Cruz recebem agasalhos
Publicidade
Fique atento
Confira as dicas da Gilvana de como higienizar as roupas de frio e ficar longe das alergias:
- Ao não serem necessárias, lave imediatamente as roupas de inverno. Para evitar reações alérgicas, é importante lavar antes de guardar travesseiros, cobertores e demais itens típicos da estação. Ao armazená-los sem a devida higienização, cria-se um ambiente propício para a proliferação dos ácaros e fungos.
- Para higienizar as roupas de frio, utilize produtos adequados e seguros para a saúde. Além do perigo das alergias estimuladas por ácaros e fungos, há o risco de higienizar incorretamente as roupas e isso gerar outras alergias e irritações na pele. Para evitar esse problema, é importante utilizar apenas produtos de limpeza dermatologicamente testados. O sabão neutro também é uma boa opção, não deixando perfume nas roupas – outro elemento que pode desencadear alergia. O sabão de coco ainda pode ser utilizado como alternativa por apresentar menos substâncias alérgenas do que os produtos tradicionais.
- Lave as peças com água quente e as enxágue mais de uma vez: ela é uma grande aliada para a eliminação de ácaros. Por isso, lave e mergulhe as roupas de inverno em água quente. Também é importante enxaguar as vestimentas mais de uma vez, para que sejam eliminados todos os resíduos dos produtos de limpeza.
- Depois de higienizar as roupas de frio, guarde-as adequadamente. Dê preferência por guardá-las em local com alguma ventilação. Se possível, o ideal também é guardar dentro de algo que forme uma película protetora, como sacos de tecido, organizadores ou embalagens a vácuo. Vale ressaltar que as peças só devem ser guardadas depois de totalmente secas – tecidos úmidos podem servir de porta de entrada para o mofo e o aparecimento de alergias.
- Se a peça ficou guardada por muito tempo, é hora de higienizá-la novamente. Mesmo que você tenha lavado as roupas antes de guardá-las, se elas ficaram muitos meses sem uso, a recomendação é higienizá-las novamente antes de vesti-las.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade