A Sala do Cafezinho, um dos programas de maior prestígio dos ouvintes da Rádio Gazeta FM 107,9, comemora 20 anos. Conquistou o público logo em sua estreia, no ano de 2003, ainda como um quadro dentro de outro programa na faixa do horário da manhã. Devido à relevância que conquistou, foi ampliado ao longo dos anos.
O programa surgiu por meio de encontros dos profissionais da Gazeta, no espaço reservado para o tradicional café na empresa, onde repórteres, comunicadores e vendedores se reuniam para uma boa conversa. Diante do amplo debate que surgia nesses momentos, com temas de relevância, surgiu a ideia de criar o programa com o nome Sala do Cafezinho. Inicialmente, ele estreou como um quadro de 15 minutos de duração dentro do programa do locutor Paulo Beneduzi, na época.
LEIA TAMBÉM: Programa Voo Livre festeja 5 anos com festival de rock
Publicidade
Em 2004, uma nova mudança: Beneduzi deixava o comando do programa para concorrer às eleições municipais daquele ano. Assim, o matinal passou a se chamar Estúdio Interativo, mantendo a Sala do Cafezinho.
O programa também já foi apresentado pelos locutores Rosemar Santos e Leandro Siqueira. Desde 2011, Rodrigo Vianna é quem o comanda. No mesmo ano, o Sala do Cafezinho ganhou mais espaço na grade de programação da FM 107,9 . Atualmente, o matinal inicia-se às 10h30 e segue até o meio-dia, com discussões de temas variados, como problemas de bairro, política, esportes, eventos e outros assuntos pertinentes.
LEIA TAMBÉM: Canal da Rádio Gazeta no YouTube tem mudança; confira
Publicidade
Outro diferencial é a participação constante dos ouvintes, que encaminham sugestões de assuntos, tornando o programa mais dinâmico. Na época, em virtude da colaboração do público, por torpedo ou pela central telefônica, foi criada uma sala para o produtor, para que fosse possível manter essa característica. Hoje, isso tudo acontece de forma mais prática, como pelas redes sociais, em especial por meio do WhatsApp.
Dinamismo e informação de qualidade
Conforme o gerente-executivo de Rádios da Gazeta, Leandro Siqueira, a Sala do Cafezinho foi se adaptando nestes 20 anos, migrando da música e do entretenimento para um programa mais descontraído, mas com muito jornalismo. “O jeito de fazer é o que consolida um programa na comunidade.”Siqueira destaca que modificações são necessárias em virtude do avanço da tecnologia. “Uma das mudanças foi sair do jornalismo mais encaixado para um mais conversado. A Sala do Cafezinho sacramentou isso no rádio; trazendo informação de fora, do mundo como ele é.”
Para o atual apresentador e também produtor do programa, Rodrigo Vianna, colocar a Sala do Cafezinho no ar é um desafio diário. “É preciso orientar nossos convidados e ver quais assuntos podem estar em debate. Com as redes sociais, a interatividade com o ouvinte ficou maior.”
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade