Encontros quinzenais voltados a pessoas com deficiência e seus cuidadores integram a proposta “Música e Movimento”, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Venâncio Aires. A primeira programação ocorreu na manhã da última quarta-feira, 19, com a presença de cerca de 20 participantes, entre pessoas com deficiências e seus familiares. A atividade foi realizada no Centro de Convivência do Bairro Battisti, coordenada pela equipe do Centro de Referência em Assistência Social da localidade.
A prefeita em exercício, Izaura Landim, que acompanhou o primeiro encontro, destacou que o programa é voltado a intensificar a divulgação dos direitos sociais das pessoas com deficiência e oferecer atividades para familiares e cuidadores.
LEIA TAMBÉM: Projeto Escola Inclusiva auxilia os estudantes com deficiência e necessidades especiais
Publicidade
A assistente social Letícia Corrêa Machado explica que o grupo faz parte do serviço de fortalecimento de vínculos oferecido pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Battisti, voltado especialmente a moradores dos Bairros Battisti, Coronel Brito, Brands e Linha Coronel Brito.
Houve explanações sobre o projeto e aulas de movimentos e dança. A dona de casa Marli de Moraes Schuh acompanhou a filha Bruna, de 29 anos, que é cadeirante, por ter deficiência física e mental. Ela destaca que recebeu o convite com alegria por saber que seriam ofertadas atividades recreativas e de integração para a filha, para outras pessoas com deficiência e também para seus familiares.
“Fiquei em dúvida se a Bruna ia aproveitar e se não estaria muito frio para sair com ela de casa, mas, quando me disseram que nos buscariam em casa, eu logo respondi que iríamos, já que ela gosta de sair de casa. É muito legal ter um projeto assim”, destaca Marli.
Publicidade
LEIA MAIS: Santa Cruz passa a contar com selo Empresa Inclusiva; saiba como funciona
Acompanhamento
A assistente social Letícia Corrêa Machado explica que, além de dança e confecção de material musical, haverá acolhida e acompanhamento às famílias, verificando as limitações das pessoas com deficiência e seus familiares, possibilitando também o acesso aos direitos sociais. O secretário Ricardo Landim destacou que a iniciativa visa ofertar cuidado também aos familiares e a cuidadores de pessoas com deficiência.
De acordo com a assistente social Daiane Führ, coordenadora do Cras Battisti, as oficinas do grupo serão ministradas por professores do município, com auxílio de voluntários. Serão voltadas a pessoas com deficiência intelectual, física e transtorno do espectro autista, entre outras.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade