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MOBILIDADE URBANA

Obra do viaduto do Arroio Grande inicia nesta quarta-feira; veja como fica o trânsito

Foto: Albus Produtora

Viaduto ficará no entroncamento das avenidas Dep. Euclydes Kliemann e Pres. Castelo Branco

Uma das maiores obras de mobilidade urbana de Santa Cruz do Sul vai sair do papel. A Prefeitura divulgou na manhã dessa sexta-feira, 21, os detalhes sobre a construção do viaduto no Bairro do Arroio Grande e as modificações no trânsito que devem começar na próxima quarta-feira. A coletiva de imprensa ocorreu no Palacinho da Praça da Bandeira e contou com a presença de representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da imprensa. 

O viaduto, que terá extensão de 264,83 metros, será construído no entroncamento das avenidas Deputado Euclydes Kliemann e Presidente Castelo Branco. O projeto foi elaborado em quatro meses pela Finger & Sommer Engenharia e Consultoria, de Porto Alegre. A obra será executada pelo Consórcio Giovanella Porto Beton, de Lajeado, e terá valor de R$ 11.575.138,78. O prazo de execução é de 12 meses. 

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O diretor de Planejamento da Prefeitura, engenheiro civil Daniel Feuerharmel, fez a apresentação das etapas da obra. A construção vai se iniciar pelo deslocamento da rede pluvial, de redes de abastecimento de água tratada e também dos postes de média tensão. Em seguida, será feita a execução da estrutura do viaduto em si, com fundações, pilares e estrutura pré-moldada. Na finalização, a construtora executará a repavimentação das vias, o paisagismo e as calçadas que envolvem o entorno do viaduto. 

Através de representações visuais na apresentação, Daniel frisou que a construção será realizada de maneira humanizada. “Nos preocupamos em não fazer somente uma obra para mobilidade urbana, mas um lugar bonito e de lazer para visitação da comunidade”, explicou. Estiveram também envolvidos na elaboração do projeto e das modificações no trânsito a arquiteta da Central de Projetos, Karianne Pacheco; o engenheiro da Secretaria de Obras Everton Ferreira, o técnico em trânsito Maiquel Etges e o diretor de Segurança, Tiago Baggiotto. 

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O secretário de Planejamento e Governança, Everton Oltramari, enfatizou o trabalho integrado entre as secretarias municipais para que a construção do viaduto fosse possível. Ele elogiou o empenho da equipe. “Nossos engenheiros e arquitetos estão debruçados neste trabalho altamente complexo há dois anos. Se não fosse o trabalho dedicado e competente deles, esse sonho não estaria se tornando realidade, como ocorre hoje”, declarou.

Rotas alternativas de trânsito pelo Bairro Arroio Grande

  • Descida pela Avenida Deputado Euclydes Nicolau Kliemann ou pela Avenida Paul Harris, adentrando pela Rua Pereira da Cunha, que será mão única e com estacionamento proibido;
  • Para se dirigir à Rua Barão do Arroio Grande, será necessário converter à esquerda na Rua Acre. Sentido Bairro-Centro;
  • Pela Avenida Presidente Castelo Branco, conversão à direita livre pela Rua Acre;
  • Pode converter à esquerda e seguir a rota preservada, voltando para o Centro ou converter à direita com as sugestões de desvios. Fica preservada a conversão à esquerda para quem chega pela Castelo Branco, para acessar o Hospital Ana Nery;
  • Quem chega pela Euclydes Kliemann pode seguir pela rota preservada ou usar as sugestões de desvios (a principal opção é pelas asfaltadas Ruas Boaventura Kolberg e Dr. Arthur Germano Fett).

Pontos de Ônibus

  • Sentido Bairro-Centro: a parada da passarela foi suprimida. Permanecerão as paradas da Caixa e da Farmácia São João (antigo Faccin);
  • A parada no lado oposto à Farmácia Municipal será instalada um pouco antes, na Av. Presidente Castelo Branco, próximo ao cruzamento com a Rua Acre;
  • Sentido Centro-Bairro: a parada da passarela será alocada para a Rua Pereira da Cunha, esquina com a Rua Amapá.

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Atenção para as mudanças no deslocamento 

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Valmir José dos Reis, apresentou as alterações no trânsito. Uma das principais rotas utilizadas, a Avenida Deputado Euclydes Kliemann será preservada no sentido Bairro-Centro e terá três metros e meio liberada para o trânsito, especialmente em razão do comércio no local. Já em sentidos contrários, como Centro-Bairro ou deslocamento entre bairros próximos, os motoristas deverão utilizar rotas alternativas. 

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Além disso, a Rua Boaventura Kolberg está recebendo asfaltamento e iluminação de LED, sendo considerada uma das principais alternativas para motoristas que preferirem uma rota com asfalto. É preciso ficar atento aos pontos de ônibus. O acesso ao Hospital Ana Nery e ao bairro estará liberado pela Rua Pereira Cunha ou adjacentes. 

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O secretário disse que mudanças e melhorias serão realizadas com objetivo de minimizar danos na vida das pessoas. “A pedido da prefeita Helena, não vamos prejudicar o comércio em torno do viaduto e faremos uma sinalização adequada e efetiva.” 

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Apoio da comunidade é fundamental

A prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany, destacou que o projeto do viaduto do Arroio Grande foi anunciado há 30 anos, mas não havia saído do papel até a sua gestão. “Nós queremos que esse viaduto, o primeiro feito pela Prefeitura em 145 anos, venha ao encontro de toda a comunidade e das empresas”, afirmou. A líder do Executivo apontou que obras em geral sempre causam transtornos, mas pediu o apoio de todos. “Contamos com a solidariedade e a compreensão de quem vai utilizar o trajeto”, salientou. 

O vereador Bruno Faller, que votou a favor da construção, também citou a importância do investimento. “É uma obra do futuro. Não há outra opção, só temos um caminho, que é o viaduto”, disse. Faller pediu à Prefeitura e à Secretaria de Mobilidade Urbana que fiscalizem as mudanças no trânsito para que as pessoas saibam por onde andar e citou o acesso ao Hospital Ana Nery. “Com o compromisso de todos, tenho certeza de que o resultado será positivo.” 

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Para o líder de governo na Câmara, Henrique Hermany, este é um momento histórico. Ele lembrou das gestões municipais anteriores que não executaram o projeto do viaduto e exaltou a iniciativa da Prefeitura. “Essa obra é de incontestável relevância e importância dentro do desenvolvimento urbano e da mobilidade de Santa Cruz.” Hermany também citou os benefícios que o viaduto trará ao município. “Sei que fará a diferença na vida de todos. Tomara que possamos estar lá no ano que vem para inaugurar”, adiantou. 

O vice-prefeito de Santa Cruz e secretário de Saúde, Elstor Desbessell, confirmou que o viaduto é a melhor alternativa para o local. E ressaltou que o investimento deve manter a região sem problemas de mobilidade por pelo menos 50 anos. “Obras trazem transtornos e dificuldades, mas precisamos que todos tenhamos sensibilidade para entender que é para o bem da comunidade.” Desbessell finalizou citando outras melhorias que o atual governo está realizando, como a duplicação da BR-471, o calçadão da Marechal Floriano e os novos Centros Administrativos. “Estamos mudando a história do município nesses quatro anos”. 

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