Uma conversa simples e o sentimento genuíno de ajudar o próximo. Isso foi o bastante para que duas mães, Joice da Silva e Mayara Kowalczuk, se unissem pelo desejo de ajudar a pequena Juju, que sofre de uma doença rara e necessitava de medicação com alto valor para o tratamento. Por meio de uma campanha que reuniu pessoas de todo o Brasil em 2019, Joice e Mayara organizaram um brechó de brinquedos para arrecadação de dinheiro. Foi nesse momento que surgiu o Meninas Unidas pela Juju.
Com apoio de outras mães e mulheres que se dispuseram a ajudar, a campanha foi finalizada com sucesso. No entanto, o desejo de ajudar o próximo perdurou entre as meninas. Então, unidas pelo sentimento de que juntas poderiam fazer a diferença na vida de mais pessoas, decidiram continuar ajudando o próximo e mudaram o nome do grupo para Meninas Unidas pelo Bem. Com o objetivo de transformar pequenos gestos em grandes oportunidades, logo se tornaram conhecidas como as Roxinhas, por conta do uniforme na cor roxa.
LEIA TAMBÉM: 1° Cuca Solidária arrecadou recursos com ajuda da comunidade santa-cruzense
Publicidade
Desde então, o grupo trabalha incansavelmente para levar alimentos e outras doações às famílias carentes de diversos bairros de Santa Cruz do Sul e cidades da região. O brechó de brinquedos foi ampliado para vendas de outros itens, e o grupo de 33 integrantes também realiza vendas de bolos, rifas, pedágios solidários, almoços, idas em mercados para aquisição de alimentos e outras atividades de obtenção de fundos. De acordo com a presidente do grupo, Liane Fischborn, o trabalho voluntário é realizado de alma e coração puros.
Para atender da melhor forma, as Roxinhas realizam cadastro das famílias carentes que pedem por ajuda. Elas vão de casa em casa buscando informações sobre as necessidades de cada núcleo familiar e depois realizam doações semanalmente. Além das ações de arrecadação, cada integrante colabora com R$ 15,00 mensais, destinados à compra dos produtos doados. Conforme Elena Brum, integrante do conselho fiscal das Roxinhas, todos os gastos são incluídos na prestação de contas. “Somos extremamente claras e transparentes para quem quiser conferir.”
LEIA TAMBÉM: Leite recebido no Desafio de Inverno Gasima é encaminhado a entidades
Publicidade
Além da ajuda material a centenas de famílias, as Roxinhas desejam transformar o mundo com mais esperança e provar que, unidas por uma causa nobre, são capazes de realizar milagres. “Também levamos carinho e atenção, porque muitas vezes as famílias também querem ser ouvidas”, diz a presidente do grupo, lembrando de várias situações e histórias durante os anos de atuação. “É quase impossível não se emocionar, porque colocamos amor no que fazemos.”
Novos objetivos e planos para o futuro
As Roxinhas comemoraram grandes conquistas neste ano. Em fevereiro, as meninas conseguiram adquirir um carro para melhorar as entregas às famílias. Outra vitória foi a obtenção do CNPJ, ato que transformou o nome do grupo para Associação Roxinhas. O próximo objetivo é ter uma sede própria para melhor desenvolvimento das atividades. Além do trabalho social, elas pretendem proporcionar oficinas de Direito, empreendedorismo, esporte e lazer no novo espaço. Para isso, o grupo foi ao encontro do vice-prefeito Elstor Desbessell e agora aguarda retorno da Prefeitura sobre o novo local.
LEIA TAMBÉM: Projeto destina peças de lã para entidades sociais em Rio Pardo
Publicidade
O grupo sempre tem entre 30 e 40 integrantes, mas pela demanda extensa de trabalho, está aberto para novas associadas. A secretária Mayara Kowalczuk enfatiza que as integrantes devem ter vontade de trabalhar em favor dos mais necessitados. Além disso, a associação realiza novas campanhas por meio das redes sociais e está precisando de roupas infantis para doação. Para saber mais sobre o grupo ou ajudar com donativos, o telefone para contato é o (51) 99161 3574. As Roxinhas também divulgam o trabalho pelo Instagram, no perfil @roxinhas_santacruz.
No momento, a Associação Roxinhas é composta pela presidente Liane Fischborn, vice Joice da Silva, secretárias Mayara Kowalczuk e Helen Nichola Lewis e tesoureiras Nêmora Frey e Vivian Fernandes; conselho fiscal com Luciana Brandt, Daniela Duarte Gardin e Elena Brum; Fernanda Junkherr Szczecinski nas mídias sociais e demais associadas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!