Sob estado de alerta e preocupação após um tiroteio que vitimou três pessoas em Auckland, na Nova Zelândia, a cerimônia de abertura da Copa do Mundo feminina ocorreu sem sobressaltos na madrugada desta quinta-feira, 20, no estádio Eden Park, na cidade neozelandesa, com a presença de 43.172 espectadores. Foi o recorde de presentes em uma partida de futebol na história do país.
Antes da partida entre Nova Zelândia e Noruega, o estádio Eden Park recebeu uma celebração das culturas originárias das duas sedes do Mundial: Austrália e Nova Zelândia. O gramado foi tomado por um grupo de dançarinos que reproduziu coreografias tradicionais das culturas indígenas de ambos os países, os aborígenes australianos e os maoris neozelandeses.
LEIA MAIS: Saiba mais sobre a Copa do Mundo feminina, que começa nesta quinta-feira
Publicidade
Após o primeiro espetáculo, um novo grupo de dançarinos entrou em cena representando as 32 seleções que disputam o torneio. É a primeira vez que essa quantidade de países participa do Mundial feminino. Os participantes, então, abriram tecidos no centro do campo que formaram o logo da Copa do Mundo.
O ponto alto da cerimônia foi a cantora neozelandesa Benee e a australiana Mallrat cantando a música tema da competição, “Do It Again”. Após a performance, fogos de artifício tomaram os céus do Eden Park.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Com a abertura encerrada, foi a hora do troféu oficial do torneio ser apresentado para o mundo. As seleções da Nova Zelândia e da Noruega entraram em campo mas, antes da reprodução dos hinos, um minuto de silêncio foi feito no estádio em respeito as vítimas do tiroteio que ocorreu na cidade de Auckland algumas horas antes.
De acordo com informações divulgadas pela imprensa local, o ataque aconteceu nas proximidades do hotel onde está hospedada a seleção da Noruega. Em parte do comunicado, a Fifa informa que manteve constante contato com as equipes da partida de abertura e segue prestando todo o apoio necessário.
Primeiros jogos
Pelo grupo A, no Eden Park, em Auckland, a Nova Zelândia venceu a Noruega por 1 a 0 com gol marcado por Hannah Wilkinson aos três minutos do segundo tempo. No Sydney Olympic Park, a Austrália venceu a Irlanda por 1 a 0, com gol de Steph Catley, aos sete minutos do segundo tempo, pelo grupo B. Com 75.748 torcedores, foi o recorde em uma partida de futebol feminino na Austrália. A partida entre Austrália e Irlanda também teve presença brasileira: a árbitra Edina Alves comandou a partida, junto com as auxiliares Neuza Back e Leila Cruz e Daiane Muniz no VAR.
Publicidade
LEIA MAIS: Nycole é cortada e Angelina será substituta na seleção para a Copa do Mundo
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade