Com o objetivo de valorizar a literatura contemporânea, a Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz abriu nessa segunda-feira, 10, a Semana Literária. A programação segue até quarta e deve envolver cerca de 900 alunos com apresentações de dança, teatro e trabalhos educativos.
A Semana é realizada desde 2013, e conta com a participação de estudantes, professores e funcionários, que se mobilizam para realizar diferentes tarefas. O diretor da escola, Carlos Jardel Henn, explica que o tema deste ano é relacionado à realidade dos jovens, sobretudo quanto ao uso das ferramentas tecnológicas e redes sociais. “Engloba especialmente as áreas de linguagens, como língua portuguesa, espanhol, inglês, artes, literatura e educação física.”
LEIA TAMBÉM: A obra de uma vida inteira: poeta Élvio Vargas lança novo livro
Publicidade
Participam turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. “Na Semana Literária, deixamos os estudantes com uma certa liberdade para prepararem as atividades, claro, sempre com a orientação dos professores. Queremos que eles sejam protagonistas”, destaca o diretor.
A supervisora da escola, Silvana Marilin Budde, salienta que o engajamento é grande, especialmente porque a Semana Literária tem semelhança com o que acontece durante a tradicional gincana realizada no município. “O teatro envolve uma maior integração e preparação dos estudantes; assim como a dança”, exemplifica.
LEIA TAMBÉM: História do cemitério Alto Linha Santa Cruz, o mais antigo do município, vai virar livro
Publicidade
A Semana Literária é realizada sempre em julho, antes do recesso escolar. Até quarta, o colégio também vai receber a visita de três escritoras: Marli Silveira, Heloísa Poll e Giana Diesel Sebastiany. “Compramos alguns livros e trabalhamos com eles dentro das salas de aula. Agora, as autoras irão falar com os alunos sobre o tema de cada obra”, diz Silvana.
Momento para valorizar os talentos artísticos
A Semana Literária também é momento para integrar as turmas e os professores. Antes da apresentação final, o trabalho exige que os jovens façam pesquisas e se reúnam para montar a peça de teatro ou ensaiar uma dança. Participantes há mais tempo da atividade, as alunas do 3º ano do Ensino Médio Fernanda Schild, de 17 anos, e Isadora Barbosa da Silva, de 16, já contam com experiências, tanto como plateia quanto no palco.
LEIA TAMBÉM: Projeto destina peças de lã para entidades sociais em Rio Pardo
Publicidade
Para Fernanda, é um momento importante para a demonstração cultural. “Como turma, temos a oportunidade de nos desenvolvermos melhor, mostrar nossas habilidades artísticas e combinar esse fator com a sala de aula, finalizando nosso trabalho no palco e para o público.” A colega Isadora destaca a união de todos. “Cada um traz seus conhecimentos, seja como aluno leitor ou professor. Assim, produzimos um material fantástico para a Semana Literária.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade