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Cinco secretarias municipais já estão instaladas no Centro Administrativo I

Cinco secretarias municipais estão de casa nova desde o mês passado em Santa Cruz do Sul. Anteriormente instaladas em prédios alugados, agora Fazenda, Administração, Educação, Planejamento e Governança e Habitação e Regularização Fundiária passaram a ocupar o Centro Administrativo I, na Rua Coronel Oscar Rafael Jost, 1551.

O prédio, conhecido por antigamente sediar a Faculdades Integradas de Santa Cruz (Fisc), passou por uma grande reforma para receber as cinco estruturas. Em uma área de 5.073,41 metros quadrados, dividida em três pavimentos, o edifício dispõe de 60 salas onde trabalham 221 servidores.

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A prefeita Helena Hermany comemorou a concretização do plano de centralização das pastas em um mesmo local. A efetivação do Centro Administrativo representa, além de economia para os cofres públicos, a oferta de boas condições de atendimento aos contribuintes e melhor ambiente de trabalho aos servidores municipais.

“Nestas novas instalações, as pessoas terão um melhor acolhimento de suas necessidades. Além disso, os recursos que antes eram destinados ao pagamento de aluguéis poderão ser investidos em mais desenvolvimento para nossa cidade”, avaliou Helena.

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Na avaliação do vice-prefeito e secretário de Saúde, Elstor Desbessell, a inauguração do Centro Administrativo I é um marco para o município. “Esse é um legado que nossa administração deixa para a cidade, a comunidade e os servidores. O conceito dos Centros Administrativos I e II trará funcionalidade para o serviço público municipal e facilidade de acesso aos contribuintes”, afirmou.

Integração e mais agilidade nos serviços

Com 37 anos de serviços prestados à Prefeitura, João Carlos de Moraes, 58, aprovou as novas instalações. Servidor do Setor de Protocolos da Secretaria de Planejamento e Governança, ele retornou ao prédio do Centro Administrativo I depois de passar por outros três endereços.

João Carlos: comodidade aos usuários

Para Moraes, entretanto, o principal destaque é a facilidade de atendimento ao cidadão. A reunião das secretarias de Fazenda, Planejamento e Habitação em um mesmo lugar facilita a vida dos contribuintes, que podem resolver questões burocráticas em um único local. Segundo ele, a reunião de secretarias também trouxe mais agilidade para o trabalho e tem permitido conhecer colegas com quem não tinha contato.

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A servidora Tais Machado Fagundes, 42, há 14 anos na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, ficou bastante empolgada. “Até para a comunicação entre secretarias ficou melhor. Temos contatos constantes com as de Fazenda e de Planejamento, e agora não precisamos mais fazer grandes deslocamentos”, considera.

Tais Fagundes: comunicação entre pastas

Surpresa positiva

O casal de aposentados Gladis da Silva e Elpídio José da Silva visitou o Centro Administrativo I pela primeira vez nessa sexta-feira, 7. Buscando esclarecimentos quanto ao carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), no setor de Atendimento ao Público da Secretaria de Fazenda, eles se surpreenderam positivamente com as novas instalações.

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Gladis e Elpídio José da Silva ficaram satisfeitos

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“Ficou muito lindo, quanta diferença”, comentou Gladis. Para Elpídio, o que mais chamou atenção foi a amplitude do saguão de entrada. “Também está bastante acessível”, considerou. Para o casal do Bairro Bonfim, a presença de várias secretarias no mesmo prédio é outro aspecto favorável da nova estrutura. “Antes, muitas vezes era preciso se deslocar de um lado para outro. Agora, centralizou. Para a sociedade, isso é muito bom”, disse Gladis.

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Estacionamento para os visitantes

Para tornar mais fácil o acesso da comunidade ao Centro Administrativo, a Prefeitura deve finalizar nos próximos meses as obras nos fundos do prédio, onde serão disponibilizadas vagas aos visitantes. Enquanto isso não acontece, os motoristas podem estacionar também na área interna do Parque da Oktoberfest, com acesso pelo portão lateral 7, ocupando as vagas ao lado do Ginásio Poliesportivo, em frente ao Centro.

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Obras no Centro Administrativo II

Na esquina da Oscar Jost com a 28 de Outubro, a Prefeitura prepara mais uma etapa para a concentração da maioria dos serviços municipais em uma única área. O Centro Administrativo II teve sua construção reiniciada, depois de quase 12 anos. A obra, retomada no começo deste ano, tem previsão de conclusão em 21 meses. A edificação de sete pavimentos já conta com mais de 10% do projeto executado. O serviço é realizado pela empresa K&G Construções, vencedora da licitação, no valor de R$ 25.900.255,11.

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