Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Experiência única

Ex-jogador promove intercâmbio de basquete na Europa

Grupos do intercâmbio realizam treinos e conhecem países europeus

Antônio Fernando Krebs Júnior, o Pitú, tem 61 anos e idealizou um intercâmbio chamado Circuito Europeu de Basquete. Em 2024, o projeto chega à oitava edição e terá um novo país no roteiro: Turquia. O período será entre 22 de janeiro a 15 de fevereiro.

Os participantes treinam em dois períodos e em determinados momentos, jogam contra o clube local. Também assistem partidas da Euroliga e da Liga Adriática. Ainda ganham uma bagagem cultural de cada país visitada. O tour dura três semanas.

LEIA MAIS: AMB está na final dos Jogos Abertos de Porto Alegre

Publicidade

Intercâmbio valoriza a formação humana e o aperfeiçoamento nos fundamentos do basquete
Foto: Arquivo Pessoal

Em 2015, a ideia surgiu para levar a garotada para conhecer os ensinamentos do basquete. “Nos Estados Unidos, o foco é na individualidade. Na Europa, temos uma ideia de jogo coletivo”, explica. O amigo Roberto Haas pediu para Pitú levar o filho dele quando foi para uma viagem de atualização na Lituânia. Desde então, passou a levar grupos para essa experiência única.

Conforme Pitú, os treinos são qualificados para quem tenham o melhor do basquete em quadra. “Não é só para fazer malabarismo com a bola. É para aprender a ideia de jogo. E para crescimento fora da quadra. A gurizada sempre volta melhor, principalmente na maturidade”, destaca.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Publicidade

No início, as viagens eram restritas a Lituânia e Croácia. Mais adiante, o projeto foi encorpado e passou a contar com outros destinos, como Letônia, Bósnia, Sérvia, Espanha e Sérvia. Pitú já havia levado atletas de ginástica rítmica e um time de veteranos da Sogipa para o Velho Continente.

Pitú atuou em equipes gaúchas, paulistas e internacionais como Corinthians (Santa Cruz do Sul), Grêmio Náutico União (Porto Alegre), DSHS (Köln/Alemanha), Banco del Estado (Santiago/Chile) e Banespa (Jales-SP). Foi atleta juvenil da Seleção Brasileira e agora representa o país na categoria master. Com treinador, foi pentacampeão estadual com a Sogipa e foi supervisor do Caxias do Sul Basquete.

LEIA MAIS: União Corinthians tenta viabilizar recursos para disputar o NBB 2023/24

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.