Agentes da Polícia Civil, por meio da 7ª Delegacia de Polícia Regional do Interior de Rio Grande, e do Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagraram a Operação Opulência 2 na manhã desta quarta-feira, 28. A ação mira uma organização criminosa que domina comércio de gás em Rio Grande. Os mandados também foram cumpridos em Santa Cruz do Sul, Alvorada, Charqueadas, Pelotas e Santa Vitória do Palmar, além de cidades fora do Estado, como Criciúma, em Santa Catarina, e no Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM: Brigada Militar prende homem monitorado por tornozeleira eletrônica por tráfico de drogas
A ofensiva, que também conta com apoio da Brigada Militar e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), procura desarticular uma organização criminosa responsável pela prática de crimes de extorsão, formação de cartel, ocultação de bens e agiotagem em Rio Grande. Além de traficar drogas, o grupo busca dominar o comércio de botijões de gás na cidade, intimidando pequenos comerciantes a comprarem gás da facção e praticarem preços tabelados sob pena de terem seus veículos depredados e vidas ameaçadas.
Publicidade
Cerca de 370 agentes estão envolvidos na operação, sendo, 225 da Polícia Civil gaúcha, 30 do MP/RS, 60 da Brigada Militar, 50 da Susepe e 4 auditores fiscais da Receita Estadual. Além disso, a Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Gaeco/MPRJ prestam apoio.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade