O número de famílias beneficiadas com a tarifa social de energia elétrica poderia ser bem maior no Rio Grande do Sul. A informação é da concessionária RGE, que reforça a busca por cidadãos que se enquadrem nos critérios de inclusão.
Atualmente, 239,7 mil clientes são contemplados com o programa que assegura descontos de até 65%. Entretanto, a distribuidora estima que em torno de 485,8 mil famílias sejam elegíveis ao benefício, nos 381 municípios que atende.
Em Santa Cruz do Sul há 3.846 cadastrados, mas o número de contemplados pode chegar a 7.590. Estar com dados no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal, desatualizados ou divergentes em relação às informações na conta de energia pode ser um dos motivos para não receber o benefício.
Publicidade
O CadÚnico concentra a concessão desse benefício e de outros programas sociais federais. Os sistemas das distribuidoras de energia qualificam automaticamente os clientes para a Tarifa Social. Para que a identificação ocorra, as informações precisam ser idênticas.
LEIA TAMBÉM: RGE dá desconto automático na conta de luz
“Algumas vezes, o beneficiário inscrito no CadÚnico não é o titular da conta de energia. Outras vezes, o nome não está escrito da mesma forma nas duas plataformas ou o consumidor tem um endereço no cadastro do governo e outro no sistema da distribuidora. São algumas das divergências que impedem a qualificação automática do cliente para o benefício”, explica o diretor comercial das distribuidoras CPFL Energia, Rafael Lazzaretti.
Publicidade
Para que o programa de descontos possa contemplar mais famílias, a distribuidora busca ativamente clientes por meio de campanha nas redes sociais, canais de atendimento e e-mail. “Estamos atuando em várias frentes, para que todas as pessoas com direito ao desconto sejam contempladas pelo benefício”, frisa Lazzaretti.
Os descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica variam de 10% a 65%, de acordo com a faixa de consumo. As famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único que atendem aos requisitos têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês (quilowatts-hora por mês).
Caso o cliente esteja inscrito no CadÚnico ou Benefício de Prestação Continuada (BCP) e ainda não seja beneficiado, o primeiro passo é confirmar que os dados são os mesmos da conta da RGE.
Publicidade
Para se cadastrar no CadÚnico ou para atualizar dados cadastrais, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo. Em caso de dúvida sobre a Tarifa Social, também é possível entrar em contato com a RGE.
LEIA TAMBÉM: Audiência vai debater revisão tarifária da RGE
Quem pode participar do programa
– Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional.
– Família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha entre seus integrantes portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) e necessite fazer tratamento, procedimento médico ou terapêutico com uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que dependam de energia elétrica.
– Família indígena ou quilombola inscrita no CadÚnico.
– Cidadãos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade