Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

OPERAÇÃO FALSITÁ

MP deflagra ação contra suspeitos de cobrarem por atendimentos pelo SUS em Sobradinho

Foto: Marcelo Kervalt/MPRS

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria de Justiça de Sobradinho, desencadeou a Operação Falsità nesta quarta-feira, 21, nos municípios de Sobradinho e Segredo. A ofensiva investiga desde setembro do ano passado profissionais que trabalharam a partir de 2019 no Hospital São João Evangelista Unidade 2, de Sobradinho, e que cobravam por atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

LEIA TAMBÉM: Morre um dos ocupantes de camionete envolvida em grave acidente em Novo Cabrais

Os alvos são dois médicos, duas ex-funcionárias da casa de saúde e dois ex-administradores do hospital. Eles são investigados por concussão, falsidade ideológica, associação criminosa e crimes contra a ordem tributária. Com o apoio do 2° Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar, 11 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no hospital, em duas clínicas, em dois escritórios de contabilidade e em seis residências.

Publicidade

Conforme o coordenador do Gaeco, André Luis Dal Molin Flores, e o promotor de Justiça Renan Loss, que coordenam a operação, os médicos se valiam de contas bancárias das duas funcionárias do hospital para receberem valores indevidamente cobrados de pacientes atendidos pelo SUS. As duas servidoras, inclusive, tinham direito a uma espécie de comissão por realizarem as cobranças ilegais e destinarem os valores aos médicos. Segundo a investigação, essas cobranças eram realizadas com a anuência de dois administradores do hospital à época. O promotor de Justiça João Afonso Silva Beltrame também atua na ofensiva.

Promotores que atuam na ação | Foto: Marcelo Kervalt/MPRS

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.