Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TEMPO

Frio, chuva e temporais devem marcar o inverno; veja a previsão

Estação começa amanhã, mas forte frio e geada já foram registrados em municípios da região, como Sobradinho | Foto: Iara Krisna Puntel

Começa oficialmente nesta quarta-feira, 21, às 11h58, a estação climática mais fria do ano: o inverno. Este será o primeiro nesta década que vai transcorrer sob o fenômeno El Niño. Nos últimos três anos, o inverno estava sob efeito do La Niña.

As temperaturas típicas do período já vigoram no Estado. Nos últimos dias, moradores do Vale do Rio Pardo tiveram uma prévia de como deve ser a nova estação, que segue até 23 de setembro. Nessa segunda-feira, por exemplo, conforme levantamento realizado nas estações automáticas instaladas nos municípios, a cidade de Encruzilhada do Sul amanheceu com zero grau. É a segunda menor marca do ano na região.

LEIA TAMBÉM: Frio antecipado e temporais; veja o que meteorologistas projetam para o inverno

Publicidade

Na última terça-feira, Venâncio Aires teve 0,6 grau negativo. Já no Estado, pelo menos dez municípios tiveram marcas negativas. Em São José dos Ausentes fez 5,9 graus abaixo de zero.

Conforme informações da MetSul Meteorologia, o inverno dos gaúchos deve ocorrer sob influência de ciclones extratropicais intensos no Atlântico Sul, responsáveis por impulsionar massas de ar gelado para o Estado. O vento minuano, sensação térmica negativa, mínimas muito baixas, geada ampla e, em alguns casos, neve também devem ser registrados nos próximos meses.

Além disso, o período mais chuvoso do ano no Rio Grande do Sul será no inverno. A MetSul aponta que, com a presença do El Niño, a tendência é que a estação tenha um aumento da frequência de precipitação. Nos últimos dias, o Estado já sofreu com chuva acima da média em algumas cidades. Espera-se um grande volume de precipitações até o mês de agosto.

Publicidade

LEIA MAIS: Município da região registra zero grau no amanhecer desta segunda-feira

Assim como as instabilidades no inverno, a neve e a geada também vão marcar a estação. De acordo com a MetSul, ondas de frio intenso abrem a possibilidade de neve na região de serra. No entanto, é um fenômeno que somente pode ser previsto em curto prazo, dias ou horas antes. Os meses de agosto e setembro devem ter a maior chance de registrar esse tipo de ocorrência. Já a geada, mais comum na região, deve ocorrer com frequência neste mês e no próximo. 

Frio menos prolongado e veranico 

A MetSul Meteorologia projeta que este inverno deve ser menos rigoroso, ou seja, sem frio forte persistente. Mas nem por isso será um período tranquilo. Isso deve acontecer em virtude do El Niño. No entanto, haverá momentos de frio forte, mas tendem a durar menos dias. Esse fator também vai afetar a estação, que deve ter temperatura acima da média climatológica em boa parte do Sul do Brasil.

Publicidade

Para o primeiro dia do inverno no Vale do Rio Pardo, a previsão do Climatempo indica chuva e céu nublado. Já a partir de quinta-feira, o sol deve voltar a aparecer entre nuvens. Os termômetros devem variar entre 7 graus e 19 graus. A tendência é de que a temperatura fique elevada, diferente das registradas nos últimos dias, a partir de sábado, favorecendo o retorno da chuva.

LEIA MAIS: Vale do Rio Pardo tem primeiras mínimas negativas no dia mais gelado do ano

Não será a primeira vez que isso vai acontecer nesta época do ano. Conforme a MetSul, agosto e setembro devem contar com temperaturas altas, com dias de forte e intenso calor que formam o chamado veranico, com marcas que podem ficar perto ou acima de 35 graus.

Publicidade

Apesar de o veranico trazer alívio para quem não gosta do inverno extremo, ele costuma trazer consigo tempestades de grande intensidade com fortes ventos e incidência de granizo. A mudança brusca na temperatura também pode causar danos para a fruticultura.

Os meteorologistas da MetSul reforçam o alerta quanto aos perigos e eventuais transtornos, que podem exigir esforços extras das equipes encarregadas pela segurança da população, sobretudo em áreas de risco. As rajadas de vento, segundo os prognósticos, podem ficar perto ou acima de 100 quilômetros por hora.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.