Os 14 réus do caso de fraude no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar vão prestar depoimento no fim de junho, em audiências organizadas pela Justiça Federal. O processo foi iniciado pelo Ministério Público Federal em outubro de 2019. A ação tramita na 7ª Vara Federal em Porto Alegre, em segredo de Justiça.
LEIA MAIS: Réus do Caso Pronaf serão ouvidos em junho; veja o que diz a denúncia
A fase de instrução começou no primeiro semestre do ano passado. Na época, foram ouvidos os depoimentos das testemunhas de acusação. Já o término das oitivas das testemunhas de defesa ocorreu em março. Ao todo, mais de 100 pessoas prestaram depoimento.
Publicidade
A próxima etapa envolve os interrogatórios dos réus. Eles começam a falar a partir do dia 26, e essa fase deve ser concluída até o dia 29. Os primeiros a prestarem depoimento são o ex-vereador de Santa Cruz e ex-coordenador do MPA, Wilson Rabuske, e o ex-vereador de Sinimbu, Maiquel Raenke, que também atuava no MPA. Entre os réus, estão ainda outras quatro pessoas ligadas ao MPA e oito servidores do Banco do Brasil.
LEIA MAIS: Quem são os 14 denunciados pelo MPF no Caso Pronaf
A fase seguinte envolve as alegações finais. A data do julgamento ainda não está definida. A fraude foi descoberta pela Operação Colono da Polícia Federal em 2015. A denúncia aponta que recursos do Pronaf foram desviados de contas de agricultores por pessoas ligadas à Associação Santa-cruzense de Pequenos Agricultores Camponeses. Funcionários do Banco do Brasil teriam colaborado com a fraude.
Publicidade
O número de vítimas na região chega a 5.744, enquanto os desvios totalizariam quase R$ 10 milhões. Os réus são acusados de crimes contra o sistema financeiro nacional, o que inclui gestão fraudulenta e violação de sigilo. O grupo ligado ao MPA ainda é acusado de associação criminosa.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade