Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

saúde

Vereadores de Candelária cobram agilidade nas consultas de especialidades na região

Crédito: Maieve Soares

Na manhã da última terça-feira, 13, os vereadores Alan Wagner (PSB), Ginevra da Silveira (PSB), Jaira Diehl (PTB), Alexandra Bini (P), Cristina Rohde (PSDB) e Cezar Pohlmann (MDB), estiveram em reunião na 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em Santa Cruz do Sul, com a coordenadora Mariluci Reis e equipe.

O encontro teve como objetivo levar as demandas e questionamentos referentes à demora e espera de pacientes para atendimentos, principalmente nas áreas de cardiologia, vascular, traumatotologia, ortopedia e oncologia. Conforme os vereadores, alguns casos estão em lista de espera na área oncológica desde o ano passado, apesar de haver uma lei federal que garante o acesso a tratamentos contra câncer em até 60 dias. Segundo afirmam os parlamentares, isso não vem sendo cumprido pelo Estado.

LEIA TAMBÉM: Candelária lança projeto de compostagem doméstica; saiba como participar

Publicidade

Nos casos de traumatologia, o Artigo 14, da Resolução Nº 383/22 – CIB/RS prevê que pacientes de média e alta complexidade estejam em cirurgia em até 30 dias, sendo o ideal até 15 dias, o que também não está acontecendo. Atualmente, o funcionamento é via regulação estadual, na plataforma de Gerenciamento de Consultas (Gercon), em que o paciente é cadastrado e entra para a fila única do Estado e em lista de classificação de prioridades. Porém, há casos que têm aguardado muito tempo ou não são chamados no tempo ideal.

A coordenadora da 13ª CRS explicou que “enquanto o paciente não for chamado para ser atendido pela especialidade que necessita, o mesmo deve ficar vinculado à atenção básica do município de origem”. Outro ponto destacado pela coordenadora está relacionado aos repasses para os hospitais, que não têm sido suficientes para que atendam a demanda quantitativa de pacientes, “o recurso é finito e o Hospital Santa Cruz, por exemplo, é referência em traumato de alta complexidade, tanto para a 13ª quanto para a 8ª, e os recursos, além de atender ambas as regiões, também são divididos entre urgência e emergência”, esclareceu.

LEIA TAMBÉM: Saiba em quais situações procurar o Pronto Atendimento em Santa Cruz

Publicidade

Os municípios pertencentes à 13ª CRS são Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz, e alguns são referência em determinadas áreas da saúde.

Os vereadores argumentaram que, na medida em que os pacientes os procuram, têm auxiliado por via judicial para a maior agilidade dos atendimentos já que, muitos casos que se enquadrariam na classificação de urgência e emergência, já estão aguardando há um tempo maior do que o garantido pela legislação.

LEIA TAMBÉM: Médico pediatra preso com drogas em Santa Cruz foi alvo de reclamações em Candelária

Publicidade

O próximo passo será uma reunião entre os membros do Legislativo e a secretária municipal de Saúde, Grazieli Priebe, para identificar quais melhorias podem ser implantadas no município para que haja maior agilidade no andamento dos atendimentos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.