Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EDUCAÇÃO

Escola de tempo integral é tema de encontro estadual

Foto: Rafaelly Machado

Com objetivo de debater a inserção e a execução do período integral nas escolas, ocorre desde a terça-feira, 13, o Encontro de Escuta do Ensino Médio Gaúcho em Tempo Integral com Coordenadorias Regionais de Educação e Equipes Escolares. O evento, que tem como público-alvo coordenadores pedagógicos ou assessores de referência das coordenadorias regionais de educação, diretores e vice-diretores ou supervisores de escolas, professores e alunos, realiza atividades até esta quarta na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). 

A diretora de Formação Continuada da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Naomy Oliveira, explica que a proposta é escutar os anseios, sugestões e desafios dos gestores escolares e coordenadorias regionais em relação à implementação do tempo integral. “Para, assim, construirmos juntos. Não é um modelo da secretaria, é da rede estadual. A escuta é para conseguirmos construir esse modelo junto com a rede”, afirmou Naomy em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9.

Naomy: evento para ouvir a comunidade

LEIA MAIS: Encontro de Escuta reúne profissionais do Ensino Médio Gaúcho em Santa Cruz

Publicidade

Entre as diversas atividades que ocorreram desde terça está um momento dinâmico em que grupos de diferentes escolas apresentarão o que mais gostam no modelo de tempo integral. Além de apontarem os desafios e as possíveis soluções para cada um deles. “Vamos ouvir tanto estudantes das escolas de tempo integral como de escolas regulares, para entender como tem sido a experiência deles nas instituições e entender o que desperta o interesse dos estudantes”, explicou. 

A escuta centralizada e coletiva deve ocorrer em outras regionais durante o ano. “Vamos fazer eventos da secretaria em outras coordenadorias para termos esse acolhimento que só temos quando viemos para perto das escolas”, salientou a representante da Seduc. O objetivo é não centralizar os eventos em Porto Alegre, para que todas as regiões possam ser envolvidas.

LEIA TAMBÉM: “O Ensino Médio de turno integral é o mais adequado para o jovem”, diz secretária estadual

Publicidade

Moura: aspectos a serem melhorados

Melhorar e romper os desafios

O titular da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, afirmou que este é um momento de escuta para todos. “Para saber de fato como estão sendo estas vivências de trabalhar com os nossos estudantes em tempo integral.” A partir da troca de experiências, Luiz Ricardo antecipou que alguns aspectos devem ser melhorados e desafios serão rompidos. “Essas escolas estão servindo como um projeto-piloto para que nós possamos dar continuidade para as demais”, explicou.

O coordenador acrescentou que a meta do governo do Estado é colocar mais de 500 escolas em tempo integral até o final da gestão. “Nós precisamos vivenciar para depois fazer análises profundas daquilo que é necessário para que seja possível realizar a implementação nas demais escolas”, destacou.

LEIA TAMBÉM: Escola Goiás oferece curso gratuito de Técnico em Logística; veja como se inscrever

Publicidade

Gláucia: boa experiência no modelo

Modelo para Santa Cruz do Sul

Uma das instituições santa-cruzenses que iniciou este ano com o modelo de tempo integral foi a Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, localizada no Bairro Independência. Segundo a diretora Gláucia Maria Etges, os alunos devem chegar à instituição às 7h30 e ter aula normalmente, com um período de intervalo, até 12h30. Após o almoço, eles possuem um tempo para descanso, em que podem realizar atividades ou apenas descansar em uma sala específica e com um monitor.

Referência na educação de surdos na região, a escola oferece uma oficina de libras durante o intervalo entre a manhã e a tarde. Na sequência, às 14h07 os alunos retornam às salas e participam de mais três períodos até as 16h43. Durante a tarde, eles também têm direito a um período de intervalo. “É uma experiência nova e cheia de desafios, mas acredito que estamos fazendo um bom trabalho.”

LEIA MAIS: Seis escolas da região vão ter ensino integral este ano; veja quais

Publicidade

Sobre o encontro, a expectativa da diretora é de que aconteça uma troca rica de experiências com outros integrantes da educação estadual. “O tempo integral é um diferencial para o currículo. Os alunos terão uma carga horária maior e disciplinas a mais em seus currículos, mas também estarão saindo com uma experiência diferenciada”, comentou. Ainda de acordo com Gláucia, o melhor que o adolescente pode fazer é permanecer no ambiente escolar.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.